AMO ABRAÇA CAMPANHA SETEMBRO DOURADO E ALERTA SOBRE O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER INFANTO-JUVENIL

04/09/2018

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO abraça a nova edição 2018 da campanha Setembro Dourado para conscientizar a sociedade sergipana sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres pediátricos. A campanha abrange ações educativas e preventivas com a distribuição de laços dourados e de materiais informativos sobre os principais sinais e sintomas da doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – Inca, o câncer infantil é a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes. As estimativas dão conta de mais de 12 mil novos casos de câncer infanto-juvenil em todo o Brasil para este ano. Em Sergipe, a estimativa é de 150 novos casos para o mesmo período.

Os fatores da doença são diversos, sendo os principais de causas genéticas e ambientais. Cerca de 70% dos casos da doença podem ser curados se descobertos precocemente e se tratados em centros especializados, com apoio de equipes multidisciplinares. Em geral, os tratamentos para os cânceres infantis se resumem à quimioterapia, à radioterapia e a cirurgias.

SINAIS E SINTOMAS
O câncer infanto-juvenil se refere a grupos de doenças que têm em comum o surgimento e desenvolvimento desordenados de células malignas em qualquer parte do corpo da criança ou do adolescente. Em geral, esse câncer é de difícil diagnóstico, porque seus sinais e sintomas podem ser confundidos com outras doenças.

Perda significativa de peso, aumento do volume abdominal, aumento dos olhos, reflexo branco nas pupilas (olho de gato), anemia inexplicável com ou sem dores nos ossos, febre prolongada mesmo com uso de medicamentos, pneumonia sem cura e dificuldade de engolir alimentos são alguns dos possíveis sintomas.

Os tipos mais frequentes de câncer na infância são, por ordem de incidência, a leucemia, os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (câncer no sistema linfático). Em seguida, podemos elencar os tumores renais e hepáticos, os tumores ósseos malignos, sarcomas de partes moles, retinoblastoma e outros.

SOBRE A CAMPANHA
O “Setembro Dourado” é uma realização da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC. A confederação está presente em 21 estados brasileiros e possui atualmente 54 instituições filiadas em todo o Brasil.

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO é filiada à confederação e uma das instituições representantes em Sergipe. A campanha do Setembro Dourado para 2018 é “No Passinho da Prevenção Contra o Câncer Infanto-juvenil” e pode ser acessada pelo site www.coniacc.org.br

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo