Voluntários recebem capacitação sobre boas práticas de manipulação de alimentos

30/08/2017

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO promoveu durante este mês de agosto uma capacitação especial para os voluntários inseridos no projeto Pão Nosso sobre boas práticas de manipulação e de higiene no preparo dos alimentos. A capacitação acontece periodicamente, a cada ano, e apresentou três encontros semanais com módulos teóricos e práticos.

De acordo com Rafaela Eugênia Dantas, nutricionista da AMO e facilitadora da capacitação, o alimento seguro é aquele que não possui perigo para a saúde do consumidor e segue regras higiênico-sanitárias para garantir a qualidade dos alimentos. Por isso, a capacitação foi dividida em três módulos: o primeiro sobre boas práticas de manipulação; o segundo sobre o aproveitamento integral dos alimentos e o último, com dicas de receitas úteis.

“No primeiro módulo, já instruímos a necessidade de se apresentar sempre muito limpo, com banho diário tomado, dentes escovados, unhas cortadas, cabelos protegidos com touca e uniforme do projeto. Além, claro, a lavagem das mãos com atenção para palma, dorso, espaço entre dedos, polegar, articulação, unhas e extremidades e os punhos”, reforçou a nutricionista.

CUIDADOS REDOBRADOS
A orientação de segurança é que o uso das luvas não dispensa o manipulador de lavar as mãos com cuidados. Para a higienização de equipamentos e utensílios, a instrução é misturar 750 ml de álcool (concentração acima de 90%) com 250 ml de água. E, para higienizar frutas, verduras e folhosos, é preciso criar uma solução clorada com uma colher de sopa de água sanitária (200 ppm) para cada litro de água.

SOBRE O PROJETO
O Projeto Pão Nosso acontece há mais de 20 anos ininterruptos e deu origem à Associação dos Amigos da Oncologia – AMO. Ocorre todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, com a atuação de mais de 40 voluntários que se revezam semanalmente para produzir e distribuir café-da-manhã aos pacientes com câncer e seus cuidadores nos ambulatórios de quimioterapia e de radioterapia do Hospital de Cirurgia.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo