Cativar

Este projeto tem como objetivo oferecer às pessoas com câncer, em especial àqueles cujo tratamento curativo não responde mais, cuidados paliativos para contribuir com melhor qualidade de vida possível desse público.

Justificativa
Este projeto se justifica pela necessidade de cuidados diferenciados com as pessoas com câncer em medidas paliativas pelo serviço de saúde, proporcionando aos seus cuidadores orientações sobre direitos, apoio psicossocial, material e medicamentos que contribuam com a qualidade dos cuidados.

Funcionamento
O projeto Cativar funciona todas as segundas-feiras, sempre às tardes, com a visita domiciliar ou hospitalar ao paciente em cuidados paliativos e seus familiares. Além das segundas-feiras, o projeto possui um desdobramento uma vez por mês, sempre na segunda terça-feira de cada mês, com um encontro para os cuidadores dos pacientes em cuidados paliativos.

Estratégia
Ofertar orientações e cuidados adequados à realidade vivida pelas pessoas com câncer e por seus cuidadores no processo de finitude.

Clientes
Pessoas com câncer fora da possibilidade terapêutica e seus cuidadores.

Tempo de Existência
Criado em 2011, o projeto Cativar possui 12 anos de existência e realizações.

Localização no Organograma
Grupo de Apoio à Gestão – Área Assistencial – Subordinado à Diretoria Executiva (organograma – detalhamento 4.0)

Realizações
Visitas domiciliares, visitas hospitalares, assistência multidisciplinar para o paciente em cuidados paliativos, encontros mensais com cuidadores, oito edições do Curso Para Cuidadores, concessão de benefícios como cestas básicas, medicamentos, suplementos, fraldas descartáveis e outros, apoio ao luto.

Recursos
Pessoal (equipe técnica assistencial, administrativa e voluntariado)
Material (transporte, benefícios)

Equipes
Assistentes sociais, enfermeiras, psicólogas, nutricionistas, fisioterapeutas, médico, farmacêutico e pedagoga.

Responsável
Sheila Virgínia Lopes Ribeiro é a responsável pelo Projeto Cativar. Sheila é assistente social da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia/ FBHC há mais de 20 anos e lá desenvolve suas atividades nos ambulatório de Oncologia. É graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes e pós-graduada em Gestão Política de Assistência Social pela Faculdade São Luís e formação em Advocacy pela Fundação Instituto de Administração, em São Paulo. É também uma das fundadoras da associação.

 

Pular para o conteúdo