Pão Nosso

Este projeto tem como objetivo acolher as pessoas com câncer que estão em tratamento nos centros de oncologia do Hospital de Cirurgia, fornecendo a elas alimentos e muito calor humano, durante toda a jornada do tratamento, por meio da famosa oferta do café da manhã.

Justificativa
Este projeto se justifica pela necessidade que as pessoas em tratamento do câncer demonstram quando se deslocam de suas residências e cidades para realizar terapias nos centros oncológicos dos hospitais, muitas vezes sem condições de fazer uma alimentação adequada. Essas pessoas encontram no projeto todo o apoio necessário para o sucesso no tratamento.

Funcionamento
O projeto Pão Nosso é realizado de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 9h, no ambulatório de quimioterapia e no centro de radioterapia do Hospital de Cirurgia. Para atuar nos cinco dias de cada semana, os voluntários se dividem em equipes de 4 a 5 pessoas e cada grupo se responsabiliza, com a ajuda da Associação, a produzir as refeições e bem servir os pacientes em tratamento oncológico.

Estratégia 
Acolher os pacientes em tratamento do câncer nos centros de terapia do Hospital de Cirurgia.

Responsabilidade
Fazer o melhor acolhimento possível, de forma receptiva e muito humanizada, aos pacientes antes de eles enfrentarem uma sessão para o tratamento do câncer.

Clientes
Pacientes em tratamento do câncer nos centros de terapia do Hospital de Cirurgia.

Localização no Organograma
Grupo Voluntário de Apoio à Gestão – Área Assistencial – Subordinado à Diretoria Executiva (organograma – detalhamento 4.0)

Tempo de Existência
Criado em 1997, o projeto Pão Nosso tem mais de duas décadas ininterruptas de atuação, confundindo-se muitas vezes com a própria história da Associação. Não à toa, é o primeiro projeto criado na AMO.

Realizações
Além do acolhimento e da distribuição do café da manhã, o projeto realiza comemorações em datas como o Dia das Mães, Dia dos Pais e no Natal com a entrega de presentes, apresentação do Coral Vozes da AMO e participações especiais.

Recursos
Voluntariado

Equipes
Quimioterapia (equipe formada por 18 voluntários): Edirlene Oliveira Santos, Ednalda Matos Garção, Maria Damares Andrade, Emérita de Matos Silveira, Marlene Seixas Prado, Marinalva de Oliveira dos Santos, Neide Chagas Nascimento, Mitzy de Oliveira Dantas, Ivonete Barros do Nascimento, Geane do Espírito Santo Andrade, Maria de Lourdes Rego Soares, Maria de Lourdes Lopes, José Carlos Santos, Maria Leda Gomes de Oliveira, Karina Oliveira Costa, Norma Maria Ramos Pereira, Osmete da Conceição e Maria Gilza Gomes de Freitas.

Radioterapia (equipe formada por 13 voluntários):  Maria de Lourdes Brito, Joselte Fernandes Nunes, Rubineide Maria dos Santos Alves, Maria Conceição Barreto Nascimento, José Soares dos Santos Filho, Josefa Antônia Fontes Silva, Maria Neide de Matos Pereira, Maria Terezinha Vasconcelos, Maria Delma Alves de Almeida, Sônia Vahle Franco, Sônia Lemos Vasconcelos, Maria Bernadete de Morais e Maria Socorro Costa Andrade.

Responsáveis
Sheila Virgínia Lopes (assistente social e suporte ao projeto) – Centro de Radioterapia
Edirlene Oliveira Santos (voluntária e coordenadora do projeto) – Ambulatório OncoHematos Cirurgia