Fisioterapia

A Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) disponibiliza o Serviço de Fisioterapia para todos os pacientes oncológicos SUS dependentes assistidos pela instituição e que estejam em tratamento do câncer ou no controle da doença. O serviço de  fisioterapia possui espaço próprio em uma sala devidamente equipada no complexo assistencial da AMO.

As sessões de fisioterapia ocorrem semanalmente, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, com atendimentos individuais ou coletivos. Além de ter uma fisioterapeuta no quadro funcional da Associação, atuando como responsável técnica pelo serviço de Fisioterapia, a AMO possui parceria com o curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes.

Enquanto campo de estágio curricular obrigatório, a universidade disponibiliza um professor preceptor e acadêmicos do curso de Fisioterapia, de segunda a sexta-feira, de 13h30 às 17h30, para que cerca de 70 estudantes realizem semestralmente, na AMO, estágio supervisionado da disciplina Práticas Fisioterapêuticas Supervisionada II Oncologia e vivenciem experiências práticas em Saúde Coletiva na área oncológica.

Objetivos

– Realizar atendimento individualizado por meio de exercícios para reduzir as limitações do corpo impostas pelo tratamento de radioterapia, quimioterapia ou qualquer outra intervenção cirúrgica;
– Realizar com atendimento individualizado ou em grupo alongamentos, exercícios localizados para o fortalecimento muscular global, drenagem linfática e dinâmicas de socialização;
– Realizar terapias manuais (liberação miofascial, mobilização articular e outros).

Público-alvo

– Pacientes oncológicos assistidos pela AMO que necessitem de reabilitação fisioterapêutica durante o tratamento, no pré e no pós-operatório e/ou no controle da doença;
– Especificamente, mulheres mastectomizadas assistidas pela AMO, que fizeram a cirurgia de retirada das glândulas mamárias e de seus anexos, que ficaram com os movimentos dos membros superiores limitados e que não usufruem desse serviço no Sistema Único de Saúde;
– Assistidos pela AMO (homem ou mulher, criança, adolescente, adulto ou idoso) que estejam hospedados na Casa de Apoio Anna Garcez e que necessitem do serviço.

Recursos Utilizados

-Cinesioterapia (exercícios e alongamentos)
-Eletroterapia
-Terapias Manuais
-Acupuntura
-Auriculopuntura
-Kinesiotaping

Benefícios Concedidos

-Braçadeiras Compressivas
-Meias compressivas
-Órteses (faixa abdominal, tipoia, muleta, cadeiras de rodas)
-Próteses Mamárias Externas
-Máquinas de lavar roupa – do tipo tanquinho (para mulheres mastectomizadas)

Responsável

Maysa Aragão Alves é  fisioterapeuta e responsável técnica pelo Serviço de Fisioterapia da AMO. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes, pós-graduação em Acupuntura pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Incisa de Minas Gerais e pós-graduação, em andamento, em Oncologia Multidisciplinar pelo HIB – Health Institute Brazil em parceria com o INCA.

Foi a primeira fisioterapeuta contratada pela Universidade Tiradentes para atuar no Centro de Saúde  e foi responsável pelos atendimentos nas áreas de geriatria, ortopedia e neurologia durante sete anos. Atualmente, é professora preceptora do curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes no estágio de oncologia.

Tem, também, formação em Pilates pelo Active Pilates de Salvador, curso de kinesioTaping, de stipper (para alívio da dor) e de auriculopuntura pelo Incisa.