Notas Explicativas

[Para efetuar o download do arquivo Notas Explicativas 2024 em PDF, clique aqui]

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA ONCOLOGIA – AMO

NOTAS EXPLICATIVAS INTEGRANTES DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Encerradas em 31 de dezembro de 2024.

I – CONTEXTO OPERACIONAL:

Nota 1 – Natureza Jurídica e Missão da Entidade
A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA ONCOLOGIA – AMO, pessoa jurídica de direito privado, é uma entidade filantrópica com SEDE na Rua Permínio de Souza, nº 270, Bairro Cirurgia, em Aracaju/SE, CNPJ nº 01.556.211/0001-78 e tem, segundo seu estatuto, a missão de prestar assistência social para pessoas com câncer, sem preconceito de origem, raça, sexo, credo, idade e quaisquer outras formas de discriminação (abrangendo crianças, adolescentes, adultos e idosos).

A Associação possui a FILIAL 01, inscrita no CNPJ nº 01.556.211/0003-30, situada na rua Permínio de Souza, nº 81, Bairro Cirurgia, Aracaju/SE, que será a Nova Casa de Apoio, e encontra-se em Construção; e a FILIAL 02, inscrita no CNPJ nº 01.556.211/0004-10, situada na Praça Rui Barbosa Mendes, nº 38, Bairro Centro, Lagarto/SE, que encontra-se pronta para atendimentos aos assistidos da região de Lagarto.

FINALIDADES ESTATUTÁRIAS

– Promover o bem-estar biopsicossocial de pessoas com câncer;

– Administrar e manter uma Casa de Apoio em Aracaju, e uma Casa de Apoio em Lagarto, onde possam ser orientados e, temporariamente, acomodados o usuário (paciente) e seu acompanhante, nos períodos de consultas, exames, tratamento ambulatorial e outros procedimentos médicos que não exijam internamento hospitalar;

– Promover e/ou apoiar eventos de esclarecimento e orientação para o público leigo e/ou mesas redondas com especialistas para troca de experiências sobre assuntos relacionados com o tratamento do câncer;

– Promover campanhas destinadas a angariar recursos financeiros e materiais necessários à consecução de seus objetivos, podendo utilizar os serviços de telemarketing e/ou outras estratégias de mobilização;

– Celebrar parcerias e convênios com a Administração Pública e/ou com entidades e empresas privadas, com o intuito de aperfeiçoar a assistência à pessoa com câncer;

– Receber de pessoas naturais ou de pessoas jurídicas, de direito público ou privado, contribuições e doações, em dinheiro ou em outros bens relacionados com o exercício de suas atividades;

– Estabelecer e fomentar intercâmbio científico com entidades nacionais e internacionais com o mesmo objetivo;

– Oferecer apoio e condições para a formação e/ou especialização de voluntários e profissionais que integram a associação.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

– Contribuir, local e regionalmente, com os Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas;

– Oferecer, por meio de sua assistência, proteção social básica e especial, quando possível, a fim de reduzir desigualdades sociais, melhorar o acesso à saúde, minimizar os efeitos da pobreza, da extrema pobreza e da fome e possibilitar a segurança alimentar e nutricional e a reabilitação;

– Desenvolver campanhas educativas, de conscientização e/ou de rastreamento para a prevenção e o diagnóstico inicial do câncer por meio de parcerias com órgãos públicos ou privados;

– Contribuir com a implementação de políticas públicas que garantam o diagnóstico precoce e o acesso rápido e digno ao tratamento do câncer no Sistema Único de Saúde – o SUS;

– Defender, com ou sem o apoio das redes e federações filiadas, os direitos e os interesses dos pacientes com câncer usuários do Sistema Único de Saúde – SUS;

– Buscar apoio e/ou apoiar o poder público, redes e federações filiadas, outras associações de pacientes, sociedades médicas, conselhos de classe e empresas farmacêuticas nas causas que considerar positivas;

– Atuar em parceria e ajudar, sempre que possível, com o fortalecimento dos Sistemas Único de Saúde – o SUS e de Assistência Social – o SUAS.

 

II – APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES

Nota 02 – Elaboração das Demonstrações Contábeis

As Demonstrações Contábeis do exercício findo em 31 de dezembro de 2024  foram elaboradas e estão apresentadas de acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade – ITG 2002 (R1), específica para Entidades sem Finalidades de Lucros.

 

III – RESUMO DAS PRÁTICAS CONTÁBEIS

Nota 03 – Apuração de Receitas e Despesas do Exercício

As receitas e despesas são registradas considerando o regime de competência de exercícios e são apuradas através dos comprovantes de recebimento, entre eles Avisos Bancários, Recibos e outros. As despesas da Entidade são apuradas através de Notas Fiscais e Recibos, em conformidade com as exigências legais.

Nota 04 – Ativos e Passivos Circulantes

O Ativo e o Passivo Circulantes estão classificados em valores Realizáveis e Exigíveis com vencimentos até 31.12.2025.

Os valores de Caixa e Equivalentes de Caixa registrados em disponibilidades referem-se a saldos bancários de livre movimentação e aplicações financeiras de liquidez imediatas.

Nota 05 – Rendimentos das Aplicações Financeiras

As aplicações são registradas pelos valores de custo acrescidos dos rendimentos auferidos até a data do balanço. No exercício de 2024, a Entidade obteve rendimentos s/ aplicações financeiras no valor de R$ 69.787,98 (sessenta e nove mil, setecentos e oitenta e sete reais e noventa e oito centavos).

Nota 06 – Contas Correntes e de Aplicações Financeiras com Restrições

Os valores das contas correntes, poupanças e aplicações dos Bancos Banese 100801-6 e Banco do Brasil 135091-9, totalizam R$ 5.277,50 (cinco mil, duzentos e setenta e sete reais e cinquenta centavos) e são destinados à Construção da Nova Casa de Apoio ANNA GARCEZ.

Em 21/03/2022 foi assinado o contrato da ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA ONCOLOGIA-AMO com a empresa DANIELA SANTOS MELO CONSTRUÇÕES LTDA – KAZA CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS, inscrita no CNPJ: 32.192.570/0001-17,
para empreitada da obra de CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE DA CASA DE APOIO no valor total de R$ 2.121.000,00 (dois milhões, cento e vinte e um mil reais), que ficou acordado o pagamento de 15% (quinze por cento) do total dos serviços contratados como adiantamento para o início da obra, no valor equivalente a R$ 318.150,00 (trezentos e dezoito mil, e cento e cinquenta reais), e pagamentos em 15 (quinze) dias após cada medição da obra. Em 04/10/2024 foi concluída a 22ª medição da obra, totalizando o valor de R$ 1.777.980,0, (Um milhão, setecentos e setenta e sete mil, novecentos e oitenta reais e três centavos) de pagamento pelo cumprimento do Contrato de Construção.

A Conta Poupança Banco do Brasil 52371-2 com saldo de R$ 19.156,53 é exclusiva para atendimento ao Termo de Colaboração Nº 06/2023 com o Município de Aracaju, para subsidiar o Projeto “CASA ABERTA +”, com o custeio de despesas administrativas, o qual se encontra em execução.

A Conta Poupança Banco do Brasil 52372-0 com saldo de R$ 96.713,53 é exclusiva para atendimento ao Termo de Colaboração Nº 07/2023 com o Município de Aracaju, para subsidiar o Projeto “ACOLHER +”, com o custeio de despesas com pessoal, o qual se encontra em execução.

A Conta Poupança Banco do Brasil 52373-9 com saldo de R$ 314.225,77 é exclusiva para atendimento ao Termo de Colaboração Nº 08/2023 com o Município de Aracaju, para subsidiar o Projeto “COMIDA NA MESA”, com o custeio de despesas com alimentos, o qual se encontra em execução.

A Conta Poupança Banco do Brasil 52374-7 com saldo de R$ 39.207,62 é exclusiva para atendimento ao Termo de Fomento Nº 08/2023 com o Município de Aracaju, para subsidiar o Projeto “PÃO NOSSO”, com o custeio de despesas com alimentos, o qual se encontra em execução.

A Conta Poupança Banco Banese 104175-6 com saldo de R$ 9.153,32 é exclusiva para atendimento ao CONVÊNIO Nº 100.091/2023 com o Estado de Sergipe, para subsidiar o Projeto CÁPSULAS DA ESPERANÇA, com o custeio de medicamentos, o qual se encontra em execução.

A Conta Poupança Banco do Brasil 52576-6 com saldo de R$ 40.894,99 é exclusiva para atendimento ao Termo de Fomento Nº 44/2024 com o Município de Aracaju, para subsidiar o Projeto “PÃO NOSSO”, com o custeio de despesas com alimentos, que será executado em 2025.

A Conta Poupança Banco do Brasil 52577-4 com saldo de R$ 31.321,61 é exclusiva para atendimento ao Termo de Fomento Nº 45/2024 com o Município de Aracaju, para subsidiar o Projeto “CASA ABERTA 2024-2”, com o custeio de despesas administrativas, que será executado em 2025.

A Conta Poupança Banco do Brasil 52578-2 com saldo de R$ 81.789,88 é exclusiva para atendimento ao Termo de Fomento Nº 46/2024 com o Município de Aracaju, para subsidiar o Projeto “CASA ABERTA 2024”, com o custeio de despesas administrativas, que será executado em 2025.

A Conta Corrente Banco Banese 104374-0 com saldo de R$ 200.000,00 é exclusiva para atendimento ao Termo de Colaboração Nº 04/2024 com o Município de Aracaju, para subsidiar o Projeto “ALIMENTARE”, com o custeio de leite em pó, que será executado em 2025.

A Conta Corrente Banco Banese 104375-9 com saldo de R$ 300.000,00 é exclusiva para atendimento ao Termo de Colaboração Nº 05/2024 com o Município de Aracaju, para subsidiar o Projeto “ACOLHER SEMPRE”, com o custeio de recursos humanos, que será executado em 2025.

A Conta Poupança Banco Banese 104376-7 com saldo de R$ 220.000,00 é exclusiva para atendimento ao CONVÊNIO Nº 100.128/2024 com o Estado de Sergipe, para subsidiar o Projeto “BEM CUIDAR”, com o custeio de recursos humanos e investimento na obra da Nova Casa de Apoio, que será executado em 2025.

A Conta Poupança Banco Banese 104381-7 com saldo de R$ 160.000,00 é exclusiva para atendimento ao CONVÊNIO Nº 100.139/2024 com o Estado de Sergipe, para subsidiar o Projeto “CÁPSULAS DE ESPERANÇA”, com o custeio de medicamentos, que será executado em 2025.

Nota 07 – Movimentação do Imobilizado

Em 2024, houve aquisições no Ativo Imobilizado no valor total de R$ 48.733,58, referente a compra de computadores, aparelhos de ar condicionados, e móveis e utensílios domésticos. As depreciações/amortizações foram efetuadas, de acordo com a legislação fiscal, no valor total de R$ 47.688,31, o que onerou o resultado líquido da instituição.

Segue abaixo o saldo líquido do imobilizado no exercício de 2024:

ContasSaldo em 31/12/2023MovimentaçãoSaldo em 31/12/2024
Imobilizado3.235.431,6848.733,583.284.165,26
Depreciação-627.515,13-47.688,31-675.203,44
2.607.916,55-1.045,272.608.961,82

Nota 08 – Cobertura de Seguros

A entidade mantém cobertura de seguros em montantes considerados suficientes pela administração para cobrir eventuais riscos sobre seus ativos e/ou responsabilidades.

Nota 09 – Receita de Doações/ Recursos:

1- Registro de Doações em Espécie

As Receitas no valor de R$ 3.094.403,65 (três milhões, noventa e quatro mil, quatrocentos e três reais e sessenta e cinco centavos) foram oriundas de donativos pecuniários de doadores, através do setor de captação de recursos, comprovadas e registradas conforme depósitos bancários efetuados junto ao Banco do Estado de Sergipe S/A e Banco do Brasil S/A.

A Receita de doações para destinação à Construção da Nova Casa de Apoio ANNA GARCEZ em 2024 foi no valor total de R$ 29.224,20 (vinte e nove mil, duzentos e vinte e quatro reais e vinte centavos).

2 – Registro de Doações em Produtos

A Receita de doações de diversos produtos recebidos de pessoas físicas e jurídicas corresponde ao valor de R$ 29.013,80 (vinte e nove mil, treze reais e oitenta centavos);

A Receita de doações de produtos recebidos conforme Termo de Doação, da SUPERGEST- Superintendência de Gestão Tributária e Não Tributária da SEFAZ/SE, corresponde ao valor de R$ 74.000,00 (setenta e quatro mil reais).

Nota 10 – Subvenções, Convênios  e Termos de Fomento Recebidos

Em atendimento a ITG 2002 (R1), a Entidade está demonstrando a aplicação dos Recursos e as responsabilidades decorrentes de tais recursos conforme abaixo:

1- Recurso de Convênios e Termos de Fomento para Custeio

A entidade recebeu subsídios para o custeio da atividade assistencial através de Convênios, Termos de Fomento e Termos de Colaboração firmados com o Fundo Estadual de Saúde e com o Município de Aracaju, cujos valores dos Recursos e suas execuções estão demonstrados abaixo:

Recursos Recebidos em 2023

Nº ConvênioConcedenteAtividadeVl. Saldo de 2023Rendimento AplicaçõesContrap.VI. ExecutadoVI. a Executar
Termo de Fomento Nº 02/2023Município de AracajuProjeto "A Cesta"1.733,941.731,532,41
Convênio 100.024/2023Fundo Estadual de SaúdeCusteio de Medicamentos130.773,063.013,2199,53133.885,80
Termo de Colaboração 06/2023Município de AracajuProjeto "Casa Aberta"100.000,004.403,0785.115,9419.287,13
Termo de Colaboração 07/2023Município de AracajuProjeto "Acolher"350.000,0017.595,58270.471,4597.124,13
Termo de Colaboração 08/2023Município de AracajuProjeto "Comida na Mesa"800.000,0040.865,25526.507,38314.357,87
Total de Recursos 20231.382.507,0065.877,1199,531.017.712,10430.771,54

Recursos Recebidos em 2024

Nº ConvênioConcedenteAtividadeVI. Recebido em 2024Rendimento
Aplicações
Contrap.VI. ExecutadoVI. a Executar/ Dev
Termo de Fomento Nº 08/2023Município de AracajuProjeto "Pão Nosso"67.500,002.981,5931.193,6739.287,92
Convênio 100.097/2023Fundo Estadual de SaúdeCusteio de Medicamentos70.000,001.866,99176,8872.043,87
Convênio 100.091/2023Fundo Estadual de SaúdeCusteio de Medicamentos80.000,002.060,9372.907,619.153,32
Termo de Fomento Nº 44/2024Município de AracajuProjeto "Pão Nosso"40.000,00894,9940.894,99
Termo de Fomento Nº 45/2024Município de AracajuProjeto "Casa Aberta 2024-2"30.636,92684,6931.321,61
Termo de Fomento Nº 46/2024Município de AracajuProjeto "Casa Aberta 2024"80.000,001.789,8881.789,88
Termo de Colaboração 04/2024Município de AracajuProjeto "Alimentare"200.000,00200.000,00
Termo de Colaboração 05/2024Município de AracajuProjeto "Acolher Sempre"300.000,00300.000,00
Convênio 100.128/2024Fundo Estadual de SaúdeProjeto "Bem Acolher"220.000,00220.000,00
Convênio 100.139/2024Fundo Estadual de SaúdeProjeto "Cápsulas de Esperança"160.000,00160.000,00
Total de Recursos 20241.248.136,9210.279,07176,88176.145,151.082.447,72

Demonstrativo dos Valores de Projetos Executados em 2024

Execução dos Projetos e Custeio das AtividadesTermo de Fomento 02/2023Convênio 100.024/2023Termo de Colaboração 06/2023Termo de Colaboração 07/2023Termo de Colaboração 08/2023Termo de Fomento 08/2023Convênio 100.097/2023Convênio 100.091/2023
Custeio de Cestas Básicas1.731,53
Custeio de Medicamentos133.885,8072.043,8772.907,61
Custeio de Água35.125,25
Custeio de Energia7.431,41
Custeio de Telefone42.559,28
Custeio de Folha de Pagamento270.471,45
Custeio de Suplementos Alimentares323.971,20
Custeio de Alimentos202.536,1819.586,36
Custeio de Material de Consumo11.607,31
Total de Projetos Executados1.731,53133.885,8085.115,94270.471,45526.507,3831.193,6772.043,8772.907,61

Nota 11 – Trabalho Voluntário

A Entidade apurou em 2024 um custo de R$ 473.927,00 (quatrocentos e setenta e três mil e novecentos e vinte e sete reais) decorrente de serviços voluntários utilizando o critério de reconhecimento do valor justo pela prestação do serviço como se tivesse ocorrido o desembolso financeiro, conforme estabelece o Item 19 da ITG 2002 (R1).

Nota 12 – Resultado das Ações Assistenciais

Todos os recursos angariados pela Associação dos Amigos da Oncologia – AMO foram destinados exclusivamente para o cumprimento de suas finalidades institucionais, conforme preconiza seu Estatuto Social.

No Exercício 2024, a Associação somou 5.930 pacientes com câncer em cadastro ativo e desse total 1.598 receberam assistência integral ou parcial durante o ano. Para a Associação, esse número expressivo e recorde de pacientes se converteu em 126.045 atendimentos entre consultas nos serviços multidisciplinares, entrega de benefícios, hospedagens na casa de apoio, refeições, transportes, projetos e outros.

Daquele segundo quantitativo de assistidos, 725 foram de novos pacientes com câncer, o que corresponde a 45,4% (quarenta e cinco vírgula quatro por cento) do total, em contraponto aos 873 pacientes já cadastrados na Instituição em anos anteriores, num percentual de 54,6% (cinquenta e quatro vírgula seis por cento).

Nota 13 – Gratuidade no Serviço de Assistência Social

Em atendimento a Lei  Complementar n.º 187/2021 e ao Decreto nº 11.791/2023, a Entidade informa que concede a gratuidade de 100% dos serviços assistenciais fornecidos a seus assistidos.

Nota 14 – Isenção Previdenciária Usufruída

Em atendimento a legislação vigente, os valores relativos às isenções previdenciárias (quota patronal) usufruídas durante o exercício de 2024 correspondem ao montante de R$ 298.322,09 (duzentos e noventa e oito mil, trezentos e vinte e dois reais e nove centavos).

 

Aracaju/SE, 31/12/2024

Pular para o conteúdo