Serviço Social

A contribuição do profissional de Serviço Social para a história da AMO se deu desde a mobilização para a sua criação no ano de 1996. No grupo de fundadores, eram quatro assistentes sociais e uma estagiária de Serviço Social. Oficialmente o assistente social passou a integrar os Recursos Humanos remunerados da associação no ano de 2005. O Serviço Social tem por finalidade contribuir para o fortalecimento da missão da Associação desenvolvendo a Assistência Social e de Saúde em Oncologia individualmente e por meio de equipe multidisciplinar.

Objetivos

– Acolher o usuário e seu cuidador em entrevista individualizada, ouvindo-os em suas necessidades. E, integrá-lo em serviços e benefícios disponíveis na Associação;
– Colaborar para a intersetorialidade das instituições que o usuário tenha demandas, como: Saúde, Previdência e Assistência Social;
– Contribuir com a adesão dos usuários a ações de promoção de saúde e do tratamento contra o câncer no Sistema Único de Saúde (SUS);
– Elucidar fatores de riscos de câncer junto a indivíduos, grupos e comunidades;
– Contribuir para a organização e capacitação do trabalho voluntário;
– Desenvolver ações e projetos de educação e cidadania para os usuários internos (Casa de Apoio Anna Garcez) e externos;
– Fortalecer o trabalho em equipe;
– Representar a Associação nos Conselhos de Direito, quando designado;
– Assessorar a Diretoria Executiva em matéria de Serviço Social e de Políticas Públicas Sociais;

Público-alvo

Toda pessoa independentemente da idade que está em tratamento contra o câncer no Sistema Único de Saúde e em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Atendimento

Consultório
O consultório é o espaço onde o usuário será atendido de forma individualizada, através de uma escuta qualificada, às vezes com o seu cuidador se assim desejar. E outras vezes apenas com o cuidador, quando o usuário encontrar-se impossibilitado de comparecer. O atendimento é agendado na recepção da AMO, onde receberá orientações sobre a documentação a ser apresentada, que é a seguinte:

– Com ou sem encaminhamento do assistente social da Unidade/Serviço de Tratamento Oncológico, ou de outro profissional.
– Cópia do Cartão SUS;
– Cartão de matrícula serviço do SUS;
– Cópia da biópsia
– Cópia da carteira de identidade (C.I.)
– Cópia do Cadastro de Pessoa Física(CPF);
– Comprovante de residência.

Atenção! O atendimento também poderá ser agendado mesmo que não exista encaminhamento do Serviço de Saúde, bastando, para isso, a apresentação da documentação. E poderá ser realizado no turno da manhã e no turno da tarde.

Visita Domiciliar
Alguns usuários não possuem condições de comparecer ao consultório, por isso, dentro de Aracaju e da Grande Aracaju este atendimento é realizado com o usuário em seu domicílio. A visita domiciliar é uma estratégia utilizada pela assistente social como complemento a sua atuação institucional e também no Projeto Cativar que é destinado para usuários encaminhados pelos serviços de saúde como necessitados de Cuidados Paliativos.

Atendimento em Grupo
O assistente social desenvolve o Projeto Um Ser Em Destaque que tem por objetivo a divulgação dos direitos e da cidadania, onde participam usuários e cuidadores com encontros mensais; além de participar de outros projetos de ação coletiva com a equipe multidisciplinar.

Casa de Apoio Anna Garcez
O relacionamento da assistente social com a Casa de Apoio é diário. Os usuários que vêm realizar algum procedimento dia, como consultas, exames, buscar remédio, quimioterapia, radioterapia e outros. Ou, que necessita ficar hospedado são atendidos e encaminhados para a casa, onde receberão assistência para o dia, ou ficarão hospedados quantos dias forem necessários ao tratamento. E as demandas destes usuários hospedados também são objeto da atenção do Serviço Social.

Benefícios Concedidos

-Visitas domiciliares e hospitalares;
-Assistência hospitalar e ambulatorial;
-Orientação Previdenciária;
-Educação Para Prevenir o Câncer;
-Liberação de Exames Particulares;
-Auxílio Transporte;
-Ajuda de custo;
-Cestas Básicas;
-Produtos de Higiene Pessoal;
-Liberação de refeições;
-Hospedagem na Casa de Apoio.

 

Parceiros

Espaço de estágio do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe.

 

Responsáveis

O Serviço Social da Associação tem atualmente seis assistentes sociais (duas contratadas, no quadro funcional, e quatro voluntárias)  e dois estagiários atuando diretamente com o usuário:

Quadro Funcional

As assistentes sociais do quadro funcional são Leila Carla Santos de Melo Leite e Sheila Virgínia Lopes Ribeiro.

Leila Carla dos Santos de Melo Leite é graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes e pós-graduada em Gestão em Saúde Pública da Família pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – Fanese, em Políticas Públicas pela faculdade Iguaçu e em Serviço Social em Oncologia pela Faculdade Serra Geral. Ex-secretária de Assistência Social do município sergipano de Gararu, já representou a Associação nos Conselhos de Direito e é a responsável técnica pelo Serviço Social com carga horária de 30 horas semanais (CRESS/SE nº 1413). Possui Formação em Advocacy pela Femama.

Sheila Virgínia Lopes Ribeiro é graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes e pós-graduada em Gestão Política de Assistência Social pela Faculdade São Luís e formação em Advocacy pela Fundação Instituto de Administração, em São Paulo. É também uma das fundadoras da associação. E atua há 22 anos como assistente social da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia/FBHC, e há nove anos desenvolve suas atividades no Ambulatório de Radioterapia da mesma fundação (CRESS/SE nº 903)

 

Estagiários – Acadêmicos de Serviço Social

Joeliton Ferreira de Souza

Thaisa Victoria Tavares Lima

 

Quadro Voluntário

Coordenação de Projetos Sociais

Denise Santos Silva – Coordenadora do projeto AMO em Minha Casa e do Núcleo de Atenção ao Voluntário. Denise é graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes e pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade Pio Décimo. E é voluntária no exercício da coordenação. Atualmente, ocupa o cargo de suplente no Conselho Fiscal e desempenha a função de Encarregada de Dados Pessoais.

 

Projeto Navegação de Pacientes

As assistentes sociais que atuam como voluntárias para o projeto Navegação de Pacientes são Gissandra Santos e Nívia Balbino:

Gissandra Santos, graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes e pós-graduada em Gestão em Saúde Pública e da Família pela Universidade Tiradentes. Possui formação em Navegação de Pacientes pela Tutores Educação Multidisciplinar/SP com o financiamento da Roche Pharma Brasil com atuação em ambiente hospitalar e na comunidade desde 2017. Possui formação em Advocacy pela Femama. (CRESS/SE nº 2287)

Nívia Balbino dos Santos Oliveira, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe, pós-graduada em MBA em Políticas Sociais Integradas pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduanda em Direito Previdenciário pela Universidade UniMais/ Faculdade Gran. Possui formação em Navegação de Pacientes pela Tutores Educação Multidisciplinar/SP com o financiamento da Roche Pharma Brasil com atuação em ambiente hospitalar e na comunidade desde 2017. Possui formação em Advocacy pela Femama. Dedicou-se como navegadora de pacientes em projeto social com financiamento da Roche Pharma Brasil durante a Pandemia da Covid-19 para monitoramento de pacientes com câncer. Atuou por várias edições (em parceria  e com o financiamento da Américas Amigas e da Orienta Vida de São Paulo e da Fundação Banco do Brasil) como navegadora de pacientes em Campanhas Solidárias de Rastreamento e de Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama para o benefício de mais de 1.000 mulheres em situação de vulnerabilidade social (CRESS/SE nº 3593).

 

Representação em Conselho

A assistente social Magally Vicente da Silva é a voluntária técnica que representa a Associação no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Aracaju. Magally é graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes e, atualmente, exerce função técnica na Prefeitura de Laranjeiras.

Pular para o conteúdo