Fisioterapia

A Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) disponibiliza o Serviço de Fisioterapia para todos os pacientes oncológicos SUS dependentes assistidos pela instituição e que estejam em tratamento do câncer ou no controle da doença. O serviço de  fisioterapia possui espaço próprio em uma sala devidamente equipada no complexo assistencial da AMO.

As sessões de fisioterapia ocorrem semanalmente, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, com atendimentos individuais ou coletivos. Além de ter dois fisioterapeutas no quadro funcional da Associação, a AMO possui parceria com o curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes desde a criação do serviço.

Enquanto campo de estágio curricular obrigatório, a universidade disponibiliza semanalmente um professor preceptor e acadêmicos do curso de Fisioterapia, em diferentes turnos (manhã e tarde) para que cerca de 70 estudantes realizem semestralmente, na AMO, estágio supervisionado da disciplina Práticas Fisioterapêuticas Supervisionada I Oncologia e vivenciem experiências práticas em Saúde Coletiva na área oncológica.

Objetivos

– Realizar atendimento individualizado por meio de exercícios para reduzir as limitações do corpo impostas pelo tratamento de radioterapia, quimioterapia ou qualquer outra intervenção cirúrgica;
– Realizar com atendimento individualizado ou em grupo alongamentos, exercícios localizados para o fortalecimento muscular global, drenagem linfática e dinâmicas de socialização;
– Realizar terapias manuais (liberação miofascial, mobilização articular e outros).

Público-alvo

– Pacientes oncológicos assistidos pela AMO que necessitem de reabilitação fisioterapêutica durante o tratamento, no pré e no pós-operatório e/ou no controle da doença;
– Especificamente, mulheres mastectomizadas assistidas pela AMO, que fizeram a cirurgia de retirada das glândulas mamárias e de seus anexos, que ficaram com os movimentos dos membros superiores limitados e que não usufruem desse serviço no Sistema Único de Saúde;
– Assistidos pela AMO (homem ou mulher, criança, adolescente, adulto ou idoso) que estejam hospedados na Casa de Apoio Anna Garcez e que necessitem do serviço.

Recursos Utilizados

-Cinesioterapia (exercícios e alongamentos)
-Eletroterapia
-Terapias Manuais
-Acupuntura
-Auriculopuntura
-Kinesiotaping

Benefícios Concedidos

-Braçadeiras Compressivas
-Meias compressivas
-Órteses (faixa abdominal, tipoia, muleta, cadeiras de rodas)
-Próteses Mamárias Externas
-Máquinas de lavar roupa – do tipo tanquinho (para mulheres mastectomizadas)

Responsáveis 

-Erick Antônio Vieira Santos Hora é fisioterapeuta e o responsável técnico pelo Serviço de Fisioterapia da AMO (Crefito 334316-F/SE). Tem bacharelado em Educação Física e em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes. E desenvolve suas atribuições na Associação de segunda a sexta-feira, com carga horária semanal de 20 horas. Possui, também, formações em Atividades de Grupos Especiais e em Atividades Aquáticas para Pessoas com Deficiência.

Em sua formação acadêmica, realizou estágios supervisionados em oncologia (AMO) e em ortopedia (Hospital de Cirurgia). Atualmente, está se especializando em Fisioterapia Dermato-Funcional pelo Instituto Especializado em Saúde Pós-graduação e Cursos de Extensão.

– Paula Michele dos Santos Leite é fisioterapeuta e a professora preceptora no estágio de oncologia do curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes. Possui graduação em Fisioterapia e mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. É especialista em Fisioterapia Dermato-funcional e Cosmetologia e em Fisioterapia na Saúde da Mulher. Tem experiência clínica e acadêmica nas áreas de Oncologia, Dor, Saúde da Mulher e Dermato-funcional, além de ter formações em Pilates e ser professora de cursos de graduação e pós-graduação.

Horários de Atendimento

– De Segunda a Sexta-feira, de 8h às 12h: fisioterapeuta Erick Antônio Vieira.

– De Segunda a Sexta-feira, de 14h às 17h: Estágio Supervisionado da Unit.

Pular para o conteúdo