Odontologia

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO disponibiliza o serviço de Odontologia para os pacientes oncológicos assistidos por esta instituição como forma de promover saúde e de reduzir e controlar os efeitos colaterais orais em consequência dos tratamentos oncológicos.

Objetivos

– Avaliar e orientar, de forma individualizada, pacientes que necessitam de tratamento odontológico antes, durante e depois do tratamento oncológico, minimizando assim, as complicações orais decorrentes do tratamento.

– Orientar os pacientes sobre os possíveis efeitos deste tratamento na cavidade oral.

– Educar e motivar, através de palestras educativas e preventivas, a terem uma higiene bucal eficiente.

– Realizar ações de escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.

– Aplicar Laser de Baixa Potência para prevenção e tratamento da mucosite oral, assim como em outras complicações orais decorrentes do tratamento oncológico.

Promover a qualidade de vida do paciente

Público-alvo

Pacientes oncológicos assistidos pela AMO

Atendimento

– Consultório multidisciplinar na sede

– Palestras educativas realizadas na sede

– Ação de escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor na Casa de Apoio Anna Garcez

Benefícios Concedidos

– Kit de Higiene Oral distribuído durante as ações de escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.

Responsáveis

Januaria Lima Ribeiro Passos é cirurgiã-dentista e responsável pelo Serviço de Odontologia da AMO (CRO/SE 2450). Graduada em Odontologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Possui Habilitação em Lasers, pelo Laboratório Especial de Lasers em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Possui diversos cursos de capacitação em Manejo Odontológico, Laserterapia e PDT para Pacientes Onco-Hematológicos. É membro da Multinational Association Of Supportive Care in Cancer (MASCC), da International Society Of Oral Oncology (ISOO) e da Associação Brasileira de Laser em Odontologia e Saúde.

Lyles Regina Machado Falcão é cirurgiã-dentista voluntária pelo Serviço de Odontologia da AMO (CRO/SE 3764). Graduada pela Universidade Federal de Alagoas e especialista em Odontologia Hospitalar pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia. Habilitada em Laserterapia pela ABO Sergipe e atuação em Home Care, Hospital e Consultório Particular.

Matheus Emanuel Santos Borges é cirurgião-dentista voluntário pelo Serviço de Odontologia da AMO (CRO/SE 3935). Graduado pela Universidade Tiradentes e especializando em Odontopediatria pelo IGA – Instituto Gois Aguiar. Habilitado em Odontologia Home Care pelo Hospital do Coração de Alagoas e em Laserterapia pelo IGA – Instituto Gois Aguiar. Atuação em Home Care, Hospital e Consultório Particular.

Horários de Atendimento:

Todas as sextas-feiras, das 08 às 12 horas, com a odontóloga Januária Lima Ribeiro Passos.

Todas as manhãs das quartas-feiras, das 08 às 12 horas, com a odontóloga Lyles Regina Machado.

Todas as tardes das quartas-feiras, das 13 às 17 horas, com o odontólogo Matheus Emanuel Santos Borges.

Pular para o conteúdo