Este projeto tem por finalidade promover ações de cidadania, com a realização de palestras socioeducativas, possibilitando aos usuários dos serviços oferecidos pela Associação e aos beneficiados equacionar dúvidas, bem como celebrar os aniversariantes do mês.
Dentre muitos dos objetivos está o de colaborar com a qualidade de vida de pessoas com câncer, além de ofertar um espaço humanizado e acolhedor, contribuir com o fortalecimento de vínculos e servir como um espaço de interlocução entre os assistidos, os voluntários e os profissionais direta e indiretamente envolvidos com a assistência à pessoa com câncer.
Justificativa
Este projeto se justifica pela necessidade de se conhecer os direitos sociais e de saúde como forma de viabilizar o acesso de pessoas com câncer a estes serviços, bem como agregar ações que visem a celebração de suas vidas.
Funcionamento
O projeto Um Ser em Destaque funciona sempre todas as primeiras terças-feiras de cada mês com a reunião de assistidos em tratamento contra o câncer para o acolhimento e promoção da cidadania.
Estratégia
Buscar meios para a promoção dos direitos sociais.
Clientes
Pessoas com câncer que estão no início do tratamento oncológico (seja em quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgia nos maiores hospitais e centro de saúde públicos de Sergipe).
Tempo de Existência
Criado em 2011, o projeto Um Ser em Destaque possui 12 anos de existência e de realizações.
Localização no Organograma
Grupo de Apoio à Gestão – Área Assistencial – Subordinado à Diretoria Executiva (organograma – detalhamento 4.0)
Realizações
Palestras educativas e de conscientização sobre diagnóstico precoce do câncer, combate ao alcoolismo e ao tabagismo, saúde bucal, reeducação alimentar e alimentação saudável, meios de prevenção contra as ISTs, acesso a benefícios assistenciais como BPC e Bolsa Família, inscrição no Cadastro Único (em parcerias com os Cras), direito previdenciário como o acesso à aposentadoria e ao auxílio-doença, palestras motivacionais, dentre outros.
Recursos
Pessoal (equipe técnica assistencial, administrativa e voluntária)
Material (de consumo)
Equipes
O projeto se realiza por meio de uma ação intersetorial que envolve a Diretoria Executiva, a Casa de Apoio Anna Garcez, o voluntariado e outros setores da Associação como a Assessoria de Comunicação, Tecnologia da Informação, a Recepção, o Almoxarifado, o Transporte, o Apoio Administrativo e a Gerência Administrativa; e, também, por meio de ação interinstitucional com a sensibilização e a colaboração de profissionais de diversas instituições de promoção da saúde e de direitos.
Entre o voluntariado, o projeto sempre conta com o apoio das seguintes voluntárias: Geane Andrade do Espírito Santo, Maria Conceição Barreto do Nascimento e Norma Maria Ramos Pereira.
Responsável
Nívia Balbino dos Santos Oliveira é a responsável pelo Projeto Um Ser em Destaque. Nívia é assistente social responsável técnica pelo Serviço Social da Associação. É graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe e pós-graduada em Políticas Sociais Integradas pela Universidade Estácio de Sá. Possui Formação em Advocacy e em Navegação de Pacientes pela Femama. Atuou por quase três anos como navegadora clínica de pacientes com câncer na AMO, no Hospital de Cirurgia e na comunidade, com financiamento da Roche Pharma Brasil. Participou como navegadora de pacientes em projeto de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama que beneficiou mais de mil mulheres (projeto realizado em parceria com a Américas Amigas, OrientaVida e Fundação Banco do Brasil).