Um Ser em Destaque

Este projeto tem por finalidade promover ações de cidadania, com a realização de palestras socioeducativas, possibilitando aos usuários dos serviços oferecidos pela Associação e aos beneficiados equacionar dúvidas, bem como celebrar os aniversariantes do mês.

Dentre muitos dos objetivos está o de colaborar com a qualidade de vida de pessoas com câncer, além de ofertar um espaço humanizado e acolhedor, contribuir com o fortalecimento de vínculos e servir como um espaço de interlocução entre os assistidos, os voluntários e os profissionais direta e indiretamente envolvidos com a assistência à pessoa com câncer.

Justificativa
Este projeto se justifica pela necessidade de se conhecer os direitos sociais e de saúde como forma de viabilizar o acesso de pessoas com câncer a estes serviços, bem como agregar ações que visem a celebração de suas vidas.

Funcionamento

O projeto Um Ser em Destaque funciona sempre todas as primeiras terças-feiras de cada mês com a reunião de assistidos em tratamento contra o câncer para o acolhimento e promoção da cidadania.

Estratégia
Buscar meios para a promoção dos direitos sociais.

Clientes
Pessoas com câncer que estão no início do tratamento oncológico (seja em quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgia nos maiores hospitais e centro de saúde públicos de Sergipe).

Tempo de Existência

Criado em 2011, o projeto Um Ser em Destaque possui 12 anos de existência e de realizações.

Localização no Organograma

Grupo de Apoio à Gestão – Área Assistencial – Subordinado à Diretoria Executiva (organograma – detalhamento 4.0)

Realizações

Palestras educativas e de conscientização sobre diagnóstico precoce do câncer, combate ao alcoolismo e ao tabagismo, saúde bucal, reeducação alimentar e alimentação saudável, meios de prevenção contra as ISTs, acesso a benefícios assistenciais como BPC e Bolsa Família, inscrição no Cadastro Único (em parcerias com os Cras), direito previdenciário como o acesso à aposentadoria e ao auxílio-doença, palestras motivacionais, dentre outros.

Recursos

Pessoal (equipe técnica assistencial, administrativa e voluntária)

Material (de consumo)

Equipes

O projeto se realiza por meio de uma ação intersetorial que envolve a Diretoria Executiva, a Casa de Apoio Anna Garcez, o voluntariado e outros setores da Associação como a Assessoria de Comunicação, Tecnologia da Informação, a Recepção, o Almoxarifado, o Transporte, o Apoio Administrativo e a Gerência Administrativa; e, também, por meio de ação interinstitucional com a sensibilização e a colaboração de profissionais de diversas instituições de promoção da saúde e de direitos.

Entre o voluntariado, o projeto sempre conta com o apoio das seguintes voluntárias: Geane Andrade do Espírito Santo, Maria Conceição Barreto do Nascimento, Maria de Lourdes do Nascimento e Norma Maria Ramos Pereira.

Responsável

Leila Carla Santos de Melo Leite é a responsável pelo Projeto Um Ser em Destaque. Leila é assistente social responsável técnica pelo Serviço Social da Associação. É graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes e pós-graduada em Gestão em Saúde Pública da Família pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – Fanese, em Políticas Públicas pela Faculdade Iguaçu e em Serviço Social em Oncologia pela Faculdade Serra Geral. Ex-secretária de Assistência Social do município sergipano de Gararu e já representou a Associação nos Conselhos de Direito. Possui Formação em Advocacy pela Femama.

Pular para o conteúdo