Pão Nosso

Este projeto tem como objetivo acolher as pessoas com câncer que estão em tratamento nos centros de oncologia do Hospital de Cirurgia, fornecendo a elas alimentos e muito calor humano, durante toda a jornada do tratamento, por meio da famosa oferta do café da manhã.

Justificativa
Este projeto se justifica pela necessidade que as pessoas em tratamento do câncer demonstram quando se deslocam de suas residências e cidades para realizar terapias nos centros oncológicos dos hospitais, muitas vezes sem condições de fazer uma alimentação adequada. Essas pessoas encontram no projeto todo o apoio necessário para o sucesso no tratamento.

Funcionamento
O projeto Pão Nosso é realizado de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 9h, no ambulatório de quimioterapia e no centro de radioterapia do Hospital de Cirurgia. Para atuar nos cinco dias de cada semana, os voluntários se dividem em equipes de 4 a 5 pessoas e cada grupo se responsabiliza, com a ajuda da Associação, a produzir as refeições e bem servir os pacientes em tratamento oncológico.

Estratégia 
Acolher os pacientes em tratamento do câncer nos centros de terapia do Hospital de Cirurgia.

Responsabilidade
Fazer o melhor acolhimento possível, de forma receptiva e muito humanizada, aos pacientes antes de eles enfrentarem uma sessão para o tratamento do câncer.

Clientes
Pacientes em tratamento do câncer nos centros de terapia do Hospital de Cirurgia.

Localização no Organograma
Grupo Voluntário de Apoio à Gestão – Área Assistencial – Subordinado à Diretoria Executiva (organograma – detalhamento 4.0)

Tempo de Existência
Criado em 1997, o projeto Pão Nosso tem mais de duas décadas ininterruptas de atuação, confundindo-se muitas vezes com a própria história da Associação. Não à toa, é o primeiro projeto criado na AMO.

Realizações
Além do acolhimento e da distribuição do café da manhã, o projeto realiza comemorações em datas como Carnaval, o Dia das Mães, Dia dos Pais e no Natal com a entrega de presentes, apresentação do Coral Vozes da AMO e participações especiais.

Recursos
Voluntariado

Equipes
Quimioterapia (equipe formada por 13 voluntários):  Ana Maria Santos Alves, Eglélia Portugal Freitas, Eloíza Maria Targino Pereira, Emérita de Matos Silveira, Geane do Espírito Santo Andrade, Joana Freire Oliveira de Freitas, José Carlos dos Santos, Maria Cristina dos Santos, Marilena Vieira dos Santos, Maria de Lourdes do Nascimento, Maria Vanira Santos de Jesus, Rejane Silva dos Santos e Wesley Araújo Cardoso.

Radioterapia (equipe formada por 15 voluntários):  Damiana Batista de Souza, Daniela Santos de Melo, Luzenira Brandão, Mabel Fontes Montalvão, Maria Aparecida Lima Gonçalves, Maria Conceição Barreto do Nascimento, Maria Delma de Almeida, Maria de Lourdes Brito, Maria Sônia dos Santos França, Maria Therezinha Góis Vasconcelos, Mariúche dos Santos Leite Correia, Norma Maria Ramos Pereira, Rubineide Maria dos Santos Alves, Sônia Vahle Franco e Telma Mendes Costa.

Responsáveis
Lourdes Nascimento – Ambulatório de Quimioterapia da OncoRadium Cirurgia/ Hospital de Cirurgia

Telma Mendes Costa – Ambulatório de Radioterapia da OncoRadium Cirurgia/ Hospital de Cirurgia

Pular para o conteúdo