Terapia do Reiki

O projeto ou grupo de Terapia do Reiki tem como objetivo contribuir com o estado geral das pessoas que estão em tratamento contra o câncer, assim como de seus cuidadores e acompanhantes, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar dessas pessoas.

Justificativa
Este projeto se justifica pela necessidade que as pessoas têm – notadamente as que estão em tratamento contra o câncer – de amenizar o seu sofrimento e suas dores – sejam elas físicas, emocionais ou espirituais. O reiki é, portanto, capaz de tratar as dores dessas pessoas, promovendo o relaxamento, reduzindo o estresse, fortalecendo a Energia Vital, melhorando a circulação da energia do corpo e harmonizando os indivíduos.

Funcionamento
A Terapia do Reiki é realizada todos os meses na sede própria da Associação (Complexo Assistencial Luciano Barreto Junior). Para os pacientes, funcionários e colaboradores, a terapia é aplicada sempre na primeira quinta-feira, das 14h às 17h. Para os voluntários, ela acontece toda quarta-feira, das 8h às 10h.

Estratégia
Promover o acolhimento humanitário e amoroso dos pacientes oncológicos e de seus cuidadores, dos voluntários, dos funcionários, dos colaboradores e amigos da oncologia;
Possibilitar a harmonização individual, coletiva e ambiental com base na filosofia do cuidado do corpo e dos espírito.

Responsabilidade
Acolher pessoas de maneira receptiva, respeitosa e humanizada;
Contribuir com a qualidade da saúde física, emocional e espiritual.

Clientes
Pessoas em tratamento contra o câncer beneficiadas pela Associação;
Usuários da Casa de Apoio Anna Garcez;
Cuidadores de pacientes oncológicos;
Voluntários, funcionários e colaboradores da Associação.

Localização no Organograma
Grupo de Voluntários de Apoio à Gestão – Área Assistencial – Subordinado à Diretoria Executiva (organograma – detalhamento 4.0).

Tempo de Existência
O projeto de Terapia do Reiki teve início na Associação no ano de 2012. Após um tempo de interrupção, o projeto foi retomado em 2018.

Realizações
Aplicações mensais da Terapia do Reiki e formação de um grupo de estudo de aprofundamento sobre as teorias e práticas reikianas e de outras terapias naturais.

Recursos
Voluntariado e Colaboradores

Equipe
A equipe da Terapia do Reiki é formada por 8 terapeutas reikianas, sendo duas do corpo de voluntários da Associação e seis colaboradores. São elas: Maria da Conceição Balbino dos Santos (voluntária da AMO) e Maria de Fátima dos Santos Sousa (voluntária da AMO), Maria Emília Madureira, Rose Mary Barreto de Oliveira, Jane Mara Dantas de Menezes, Júlia Moreira Prata Rosa, Vera Lúcia Menezes Prudente e Marconeide.

Responsável
A voluntária Maria de Fátima dos Santos Sousa é a coordenadora da Terapia do Reiki. Maria de Fátima é psicóloga clínica, terapeuta natural e mestre em Reiki Tradicional Usui. Possui formação em Acupuntura, Aurículo-puntura, Argiloterapia, Florais de Bach e Saint  Germain, Shiatsu, Do In, Reflexologia, Yoga, Massagem Sueca e Massagem Relaxante.

Pular para o conteúdo