Dia da Beleza

O projeto Dia da Beleza busca proporcionar cuidados estéticos a pessoas em tratamento contra o câncer com o objetivo de elevar a autoestima do paciente beneficiado e fazer com que cada um possa re-significar o conceito que tem sobre a beleza, como um meio de sugestão, de atração, de emoção, de despertar e de bem-estar consigo mesmo, com os outros e com o mundo.

Justificativa
Este projeto se justifica pela necessidade de se elevar constantemente a autoestima da pessoa em tratamento contra o câncer, de transpor os limites da aparência física, de promover um autoconhecimento, de favorecer o autocuidado, de mergulhar fundo no íntimo para entender os desejos de cada um, de encontrar o sentido individual da beleza a fim de desenvolver a vontade e gana de vencer os obstáculos e os desafios da vida.

Funcionamento
O projeto Dia da Beleza é realizado sempre na primeira segunda-feira de cada mês, entre 13h30 e 17h, no espaço de convivência da Casa de Apoio Anna Garcez, e como uma ação do projeto Um Ser em Destaque, que ocorre toda primeira terça-feira de cada mês.

Estratégia
Possibilitar o cuidado e a sensação de bem-estar; Elevar a autoestima; Melhorar a aparência física; Promover a satisfação pessoal; Trabalhar o alto astral; Gerar confiança de si.

Responsabilidade
Fortalecer a nossa missão institucional; Promover os cuidados pessoais; Colaborar com a boa aparência, com a estética e a saúde dos pacientes oncológicos; Ajudar a melhorar a imagem corporal; Desenvolver a auto-imagem; Impulsionar a vontade de vencer obstáculos e os desafios da vida.

Clientes
Pessoas com câncer em tratamento oncológico (quimioterapia, radioterapia); Hóspedes (pacientes e acompanhantes) da Casa de Apoio Anna Garcez; Assistidos em atendimentos nos Serviços de Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social e Educação Física ou em projetos como Um Ser em Destaque e AMO Dançar.

Localização no Organograma
Equipe Técnica – Serviço Social – Subordinado à Diretoria Executiva (Organograma – Detalhamento 3.0)

Tempo de Existência
O projeto Dia da Beleza foi criado em 2013 e estava vinculado ao Serviço de Psicologia. Após uma pausa nas atividades, o projeto foi retomado em abril de 2019 sob a supervisão da Casa de Apoio Anna Garcez.

Realizações
Cortes masculino e feminino; escova, hidratação, limpeza de pele com as promotoras Mary Kay e Hinode, manicure e pedicure, podologia, maquiagem, design de sobrancelhas.

Recursos
Da própria Instituição (produtos de uso pessoal como Shampoo, Condicionador, Hidratante, Algodão, Acetona e outros; Dos colaboradores/ profissionais da beleza (escovas e secador de cabelo, produtos de maquiagem e de limpeza facial, esmalte e materiais de podologia).

Equipes
Cabeleireiras: Damares Mérito dos Santos; Laucene Madureira (do Salão de Beleza Cantinho da Lau); Maria Augusta Santos (do Salão de Beleza Gusta Fashion) e Maria Cleane dos Santos.

Barbeiro: Ricardo Shimaru.

Maquiagem e cuidados com a pele: Michelle Silva de Araújo e Rafaela Araújo Andrade.

Podologia: Geane de Oliveira Lima e alunas (da Escola de Podologia Geane Demm).

Responsável
Gilvanete dos Santos é a coordenadora do projeto Dia da Beleza. Atualmente, ela também ocupa a função de supervisora da Casa de Apoio Anna Garcez. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe. É servidora pública da Prefeitura de Laranjeiras há 31 anos, onde atua como assistente social na Secretaria Municipal da Saúde. Atuou, também, como assistente social durante 15 anos na Associação Beneficente Hospital São João de Deus, em Laranjeiras, e por quase dois anos no projeto Sentinela, da Prefeitura Municipal de São Cristóvão.