Educação Física

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO passou a disponibilizar recentemente, duas vezes por semana, o serviço de Educação Física para os pacientes oncológicos como forma de promover saúde, reduzir efeitos colaterais (de tratamentos como quimioterapia, radioterapia e terapias com bloqueadores hormonais), melhorar a disposição física, liberar toxinas, ativar hormônios do bem-estar e, principalmente, para prevenir e controlar o câncer, recidivas e até metástases.

Objetivos

-Melhorar a capacidade cardio-respiratória dos pacientes;
-Controlar o ganho de peso e de gordura abdominal;
-Melhorar e controlar as taxas de glicose, de colesterol e pressão arterial;
-Melhorar o humor e a sensação de bem-estar;
-Liberar hormônios do prazer e do bem-estar como endorfina e serotonina;
-Trabalhar a autoestima e o conhecimento corporal.

Público-alvo

-Pacientes em controle do câncer e que estão em bom estado funcional para realizar atividades físicas de baixo e médio impacto.

Recursos Utilizados

-Ginástica localizada (abdômen, braços e pernas, glúteos);
-Alongamento;
-Fortalecimento Abdominal;
-Equilíbrio e postura corporal;
-Ativação Total do organismo;
-Relaxamento mental induzido.

Responsáveis

  • Profissional Voluntário

O profissional da Educação Física Cley Erickson Silva Xavier é agora o responsável pelo serviço de Educação Física da AMO. Cley Erickson atua como voluntário e é graduado em Educação Física pela Universidade Tiradentes e pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Prescrição da Atividade Física pela Universidade Gama Filho.

Já atuou em diversas academias de musculação e como preparador físico de times de futsal das cidades de Capela, Ribeirópolis, Itaporanga d’Ajuda e Canindé do São Francisco e de times de futebol de campo da cidade de Lagarto e do Club Sportivo Sergipe e do Confiança.

Hoje, é servidor público do Governo de Alagoas, onde atua como professor de Educação Física escolar na Escola Estadual Professor José Félix de Carvalho Alves, no município de São Sebastião. Atua como professor de Educação Física da Academia Paulo Bedeu e no Colégio Santa Chiara. É, também, professor universitário no curso de graduação em Educação Física pela Universidade Paulista – Unip.

  • Parceria

O curso de Educação Física da Universidade Tiradentes através do Estágio Curricular Supervisionado para os formandos no Bacharelado em Educação Física. Acadêmicos do último semestre em Educação Física, sob a responsabilidade de um professor preceptor, realizam estágio em ginástica localizada para os pacientes oncológicos e, de forma integrada, estágio em ginástica laboral para os trabalhadores da unidade de telemarketing.