Notas Explicativas

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ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA ONCOLOGIA – AMO

NOTAS EXPLICATIVAS INTEGRANTES DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Encerradas em 31 de dezembro de 2023.

I – CONTEXTO OPERACIONAL:

Nota 1 – Natureza Jurídica e Missão da Entidade
A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA ONCOLOGIA – AMO, pessoa jurídica de direito privado, é uma entidade filantrópica com SEDE na Rua Permínio de Souza, nº 270, Bairro Cirurgia, em Aracaju/SE, CNPJ nº 01.556.211/0001-78 e tem, segundo seu estatuto, a missão de prestar assistência social para pessoas com câncer, sem preconceito de origem, raça, sexo, credo, idade e quaisquer outras formas de discriminação ( abrangendo crianças, adolescentes, adultos e idosos).

A Associação possui a FILIAL 01, inscrita no CNPJ nº 01.556.211/0003-30, situada na rua Permínio de Souza, nº 81, Bairro Cirurgia, Aracaju/SE, que será a Nova SEDE da Casa de Apoio, e encontra-se em Construção; e a FILIAL 02, inscrita no CNPJ nº 01.556.211/0004-10, situada na Praça Rui Barbosa Mendes, nº 38, Bairro Centro, Lagarto/SE, que encontra-se pronta para atendimentos aos assistidos da região de Lagarto.

FINALIDADES ESTATUTÁRIAS

– Promover o bem-estar biopsicossocial de pessoas com câncer;

– Administrar e manter uma Casa de Apoio em Aracaju, e uma Casa de Apoio em Lagarto, onde possam ser orientados e, temporariamente, acomodados o usuário (paciente) e seu acompanhante, nos períodos de consultas, exames, tratamento ambulatorial e outros procedimentos médicos que não exijam internamento hospitalar;

– Promover e/ou apoiar eventos de esclarecimento e orientação para o público leigo e/ou mesas redondas com especialistas para troca de experiências sobre assuntos relacionados com o tratamento do câncer;

– Promover campanhas destinadas a angariar recursos financeiros e materiais necessários à consecução de seus objetivos, podendo utilizar os serviços de telemarketing e/ou outras estratégias de mobilização;

– Celebrar parcerias e convênios com a Administração Pública e/ou com entidades e empresas privadas, com o intuito de aperfeiçoar a assistência à pessoa com câncer;

– Receber de pessoas naturais ou de pessoas jurídicas, de direito público ou privado, contribuições e doações, em dinheiro ou em outros bens relacionados com o exercício de suas atividades;

– Estabelecer e fomentar intercâmbio científico com entidades nacionais e internacionais com o mesmo objetivo;

– Oferecer apoio e condições para a formação e/ou especialização de voluntários e profissionais que integram a associação.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

– Contribuir, local e regionalmente, com os Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas;

– Oferecer, por meio de sua assistência, proteção social básica e especial, quando possível, a fim de reduzir desigualdades sociais, melhorar o acesso à saúde, minimizar os efeitos da pobreza, da extrema pobreza e da fome e possibilitar a segurança alimentar e nutricional e a reabilitação;

– Desenvolver campanhas educativas, de conscientização e/ou de rastreamento para a prevenção e o diagnóstico inicial do câncer por meio de parcerias com órgãos públicos ou privados;

– Contribuir com a implementação de políticas públicas que garantam o diagnóstico precoce e o acesso rápido e digno ao tratamento do câncer no Sistema Único de Saúde – o SUS;

– Defender, com ou sem o apoio das redes e federações filiadas, os direitos e os interesses dos pacientes com câncer usuários do Sistema Único de Saúde – SUS;

– Buscar apoio e/ou apoiar o poder público, redes e federações filiadas, outras associações de pacientes, sociedades médicas, conselhos de classe e empresas farmacêuticas nas causas que considerar positivas;

– Atuar em parceria e ajudar, sempre que possível, com o fortalecimento dos Sistemas Único de Saúde – o SUS e de Assistência Social – o SUAS.

 

II – APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES

Nota 02 – Elaboração das Demonstrações Contábeis

As Demonstrações Contábeis do exercício findo em 31 de dezembro de 2023  foram elaboradas e estão apresentadas de acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade – ITG 2002 (R1), específica para Entidades sem Finalidades de Lucros.

 

III – RESUMO DAS PRÁTICAS CONTÁBEIS

Nota 03 – Apuração de Receitas e Despesas do Exercício

As receitas e despesas são registradas considerando o regime de competência de exercícios e são apuradas através dos comprovantes de recebimento, entre eles Avisos Bancários, Recibos e outros. As despesas da Entidade são apuradas através de Notas Fiscais e Recibos, em conformidade com as exigências fisco-legais.

Nota 04 – Ativos e Passivos Circulantes

O Ativo e o Passivo Circulantes estão classificados em valores Realizáveis e Exigíveis com vencimentos até 31.12.2024.

Os valores de Caixa e Equivalentes de Caixa registrados em disponibilidades referem-se a saldos bancários de livre movimentação e aplicações financeiras de liquidez imediatas.

Nota 05 – Rendimentos das Aplicações Financeiras

As aplicações são registradas pelos valores de custo acrescidos dos rendimentos auferidos até a data do balanço. No exercício de 2023, a Entidade obteve rendimentos s/ aplicações financeiras no valor de R$ 151.743,00 (cento e cinquenta e um mil, setecentos e quarenta e três reais).

Nota 06 – Contas Correntes e de Aplicações Financeiras com Restrições

Os valores das contas correntes, poupanças e aplicações dos Bancos Banese 100801-6 e Banco do Brasil 135091-9, totalizam R$ 28.345,24 (vinte e oito mil, trezentos e quarenta e cinco reais e vinte e quatro centavos) e são destinados à Construção da Nova Casa de Apoio ANNA GARCEZ. Em 2023,  foi movimentado o valor de R$ 842.454,74 na Construção da Nova Casa de Apoio, por isso houve uma redução considerável no saldo dessas contas.

Em 21/03/2022 foi assinado o contrato da ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA ONCOLOGIA-AMO com a empresa DANIELA SANTOS MELO CONSTRUÇÕES LTDA – KAZA CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS, inscrita no CNPJ: 32.192.570/0001-17,
para empreitada da obra de CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE DA CASA DE APOIO no valor total de R$ 2.121.000,00 (dois milhões, cento e vinte e um mil reais), que ficou acordado o pagamento de 15% (quinze por cento) do total dos serviços contratados como adiantamento para o início da obra, no valor equivalente a R$ 318.150,00 (trezentos e dezoito mil, e cento e cinquenta reais), e pagamentos em 15 (quinze) dias após cada medição da obra. Em 19/12/2023 foi concluída a 15ª medição da obra, totalizando o valor de R$ 1.378.682,22 (Um milhão, trezentos e setenta e oito mil, seiscentos e oitenta e dois reais e vinte e dois centavos) de pagamento pelo cumprimento do Contrato de Construção.

A Conta Poupança Banco do Brasil 52145-0 com saldo de R$ 1.733,94 é exclusiva para atendimento ao Termo de Fomento Nº 02/2023 com o Município de Aracaju, para subsidiar o Projeto A CESTA, o qual já se encontra em execução.

A Conta Poupança Banco Banese 104134-9 com saldo de R$ 130.773,06 é exclusiva para atendimento ao CONVÊNIO Nº 100.024/2023 com o Estado de Sergipe, para subsidiar o Projeto CÁPSULAS DA ESPERANÇA, com o custeio de medicamentos, que serão executados em 2024.

A Conta Poupança Banco do Brasil 52371-2 com saldo de R$ 100.000,00 é exclusiva para atendimento ao Termo de Colaboração Nº 06/2023 com o Município de Aracaju, para subsidiar o Projeto CASA ABERTA, com o custeio de despesas administrativas, que será executado em 2024.

A Conta Poupança Banco do Brasil 52372-0 com saldo de R$ 350.000,00 é exclusiva para atendimento ao Termo de Colaboração Nº 07/2023 com o Município de Aracaju, para subsidiar o Projeto ACOLHER+, com o custeio de despesas com pessoal, que será executado em 2024.

A Conta Poupança Banco do Brasil 52373-9 com saldo de R$ 800.000,00 é exclusiva para atendimento ao Termo de Colaboração Nº 08/2023 com o Município de Aracaju, para subsidiar o Projeto COMIDA NA MESA, com o custeio de despesas administrativas, que será executado em 2024.

Nota 07 – Movimentação do Imobilizado

Em 2023 houve aquisições no Ativo Imobilizado no valor total de R$ 34.914,49, referente a compra de computadores, aparelhos de ar condicionados, equipamentos eletroeletrônicos e móveis e utensílios domésticos. As depreciações/amortizações foram efetuadas, de acordo com a legislação fiscal, no valor total de R$ 43.603,44, o que onerou o resultado líquido da instituição.

Segue abaixo o saldo líquido do imobilizado no exercício de 2023:

ContasSaldo em 31/12/2022MovimentaçãoSaldo em 31/12/2023
Imobilizado3.200.517,1934.914,493.235.431,68
Depreciação-583.911,69-43.603,44-627.515,13
2.616.605,50-8.688,952.607.916,55

Nota 08 – Cobertura de Seguros

A entidade mantém cobertura de seguros em montantes considerados suficientes pela administração para cobrir eventuais riscos sobre seus ativos e/ou responsabilidades.

Nota 09 – Receita de Doações/ Recursos:

1- Registro de Doações em Espécie

As Receitas no valor de R$ 2.985.105,78 (dois milhões, novecentos e oitenta e cinco mil, cento e cinco reais e setenta e oito centavos) foram oriundas de donativos pecuniários de doadores, através do setor de captação de recursos, comprovadas e registradas conforme depósitos bancários efetuados junto ao Banco do Estado de Sergipe S/A e Banco do Brasil S/A.

A Receita de doações para destinação à Construção da Nova Casa de Apoio ANNA GARCEZ em 2023 foi no valor total de R$ 42.694,94 (quarenta e dois mil, seiscentos e noventa e quatro reais e noventa e quatro centavos).

2 – Registro de Doações em Produtos

A Receita de doações de diversos produtos recebidos de pessoas físicas e jurídicas corresponde ao valor de R$ 81.669,91 (oitenta e um mil, seiscentos e sessenta e nove reais e noventa e um centavos);

A Receita de doações de produtos recebidos conforme Termo de Doação, da SUPERGEST- Superintendência de Gestão Tributária e Não Tributária da SEFAZ/SE, corresponde ao valor de R$ 4.617,60 (quatro mil, seiscentos e dezessete reais e sessenta centavos).

Nota 10 – Subvenções, Convênios  e Termos de Fomento Recebidos

Em atendimento a ITG 2002 (R1), a Entidade está demonstrando a aplicação dos Recursos e as responsabilidades decorrentes de tais recursos conforme abaixo:

1- Recurso de Convênios e Termos de Fomento para Custeio

A entidade recebeu subsídios para o custeio da atividade assistencial através de Convênios e Termos de Fomento firmados com o Fundo Estadual de Saúde e com o Município de Aracaju, cujos valores dos Recursos e suas execuções estão demonstrados abaixo:

Recursos Recebidos em 2022

Nº ConvênioConcedenteAtividadeSaldo do Recurso
31/12/2022
Rendimento AplicaçõesContrap.VI. ExecutadoVI. a Executar
Termo de Fomento Nº 03/2022Município de AracajuProjeto Portas AbertasR$ 55.611,84R$ 1.630,92R$ 57.242,76R$ 0,00
Termo de Fomento Nº 04/2022Município de AracajuProjeto FarnelR$ 13.733,93R$ 123,86R$ 1,79R$ 13.859,58R$ 0,00
Convênio 100.012/2022Fundo Estadual de SaúdeCusteio AssistênciaR$ 20.403,98R$ 154,82R$ 15,46R$ 20.574,26R$ 0,00

Recursos Recebidos em 2023

Nº ConvênioConcedenteAtividadeVI. Recebido em 2023Rendimento
Aplicações
Contrap.VI. ExecutadoVI. a Executar
Termo de Fomento Nº 02/2023Município de AracajuProjeto "A Cesta"R$ 108.431,00R$ 1.733,94R$ 108.431,00R$ 1.733,94
Convênio 100.024/2023Fundo Estadual de SaúdeProjeto "Cápsulas da Esperança"R$ 130.000,00R$ 773,06R$ 130.773,06
Termo de Colaboração Nº 06/2023Município de AracajuProjeto "Casa Aberta"R$ 100.000,00R$ 100.000,00
Termo de Colaboração Nº 07/2023Município de AracajuProjeto "Acolher +"R$ 350.000,00R$ 350.000,00
Termo de Colaboração Nº 08/2023Município de AracajuProjeto "Comida na Mesa"R$ 800.000,00R$ 800.000,00

Demonstrativo dos Valores Executados em 2023

Execução dos Projetos e Custeio das AtividadesTermo de Fomento 03/2022Termo de Fomento 04/2022Convênio 100.012/2022Termo de Fomento 02/2023
Custeio de Água Casa de ApoioR$ 6.705,77
Custeio de Água SEDER$ 1.676,45
Custeio de Telefone Casa de ApoioR$ 2.595,08
Custeio de Telefone TelemarketingR$ 15.527,10
Custeio de Energia Casa de ApoioR$ 1.143,68
Custeio de Energia SEDER$ 1.143,68
Custeio de Cestas BásicasR$ 28.451,00R$ 108.431,00
Custeio de Suplementos NutricionaisR$ 13.859,58R$ 20.574,26
Total ExecutadoR$ 57.242,76R$ 13.859,58R$ 20.574,26R$ 108.431,00

Nota 11 – Trabalho Voluntário

A Entidade apurou em 2023 um custo de R$ 400.715,00 (quatrocentos mil, setecentos e quinze reais) decorrente de serviços voluntários utilizando o critério de reconhecimento do valor justo pela prestação do serviço como se tivesse ocorrido o desembolso financeiro, conforme estabelece o Item 19 da ITG 2002 (R1).

Nota 12 – Resultado das Ações Assistenciais

Todos os recursos angariados pela Associação dos Amigos da Oncologia – AMO foram destinados exclusivamente para o cumprimento de suas finalidades institucionais, conforme preconiza seu Estatuto Social.

No Exercício 2023, a Associação somou 5.241 pacientes com câncer em cadastro ativo e desse total 1.507 receberam assistência integral ou parcial durante o ano. Para a Associação, esse número expressivo e recorde de pacientes se converteu em 101.466 atendimentos entre consultas nos serviços multidisciplinares, entrega de benefícios, hospedagens na casa de apoio, refeições, transportes, projetos e outros.

Daquele segundo quantitativo de assistidos, 682 foram de novos pacientes com câncer, o que corresponde a 45,3% (quarenta e cinco vírgula três por cento) do total, em contraponto aos 825 pacientes já cadastrados na Instituição em anos anteriores, num percentual de 54,7% (cinquenta e quatro vírgula sete por cento).

Nota 13 – Demonstrativo da Aplicação dos Recursos/ Doações Recebidas

Os Custos e Despesas oriundos do cumprimento da finalidade assistencial da AMO totalizaram o valor de R$ 3.616.510,24 (três milhões, seiscentos e dezesseis mil, quinhentos e dez reais e vinte e quatro centavos) e estão demonstrados conforme quadro abaixo:

CUSTOS COM USUÁRIOS
Assistência a Usuários (Benefícios Concedidos)R$ 1.378876,81
Custo C/ Suplementos AlimentaresR$ 154.394,87
Custo C/ Cestas BásicasR$ 260.476,91
Custo C/ Próteses e Material de Uso/ ConsumoR$ 47.912,98
Custo C/ Material Médico/ HospitalarR$ 6.653,28
Custos C/ Material de Higiene PessoalR$ 32.144,39
Custo C/ MedicamentosR$ 228.938,37
Custo C/ Alimentos - Doação AssistidosR$ 105.019,17
Custo C/ Outros Benefícios ConcedidosR$ 18.523,71
Custo C/ Fisioterapia, Nutrição, Assistência Social e EnfermagemR$ 40.324,00
Custo C/ Exames MédicosR$ 2.867,50
Custo C/ Projetos AssistenciaisR$ 110.481,44
Custo C/ Salários e Encargos Sociais - Casa de ApoioR$ 291.682,84
Custo C/ Água/ Energia/ Telefone - Casa de ApoioR$ 34.476,02
Outros Custos C/ Casa de ApoioR$ 44.981,33
DESPESAS OPERACIONAIS/ SERVIÇOS
AdministrativasR$ 2.234.679,95
SaláriosR$ 1.316.640,25
Encargos SociaisR$ 112.128,23
Outros Custos C/ EmpregadosR$ 68.657,53
Impostos e TaxasR$ 16.822,72
AluguéisR$ 44.683,20
Água/ Energia/ TelefoneR$ 57.210,56
Materiais de ConsumoR$ 96.695,49
Outras Despesas AdministrativasR$ 325.484,57
Manutenção/ ConservaçãoR$ 90.407,82
Depreciação/ Amortização R$ 43.603,44
Despesas EventuaisR$ 62.346,14
DESPESAS FINANCEIRAS
Despesas bancáriasR$ 2.953,48

Nota 14 – Custos Operacionais – Casa de Apoio

Os custos com água, energia, gás e materiais de consumo e limpeza foram rateados para Casa de Apoio da seguinte forma:

a) 47% (quarenta e sete por cento) de gasto com energia equivalente a R$ 3.726,31 (três mil, setecentos e vinte e seis reais e sessenta e trinta e um centavos);
b) 75% (setenta e cinco por cento) de gastos com água equivalente a R$ 24.172,70 (vinte e quatro mil, cento e setenta e dois reais e sessenta centavos);
c) 100% (cem por cento) de gastos com gás utilizado no valor R$ 8.460,00 (oito mil, quatrocentos e sessenta reais);
d) 32% (trinta e dois por cento) de gastos com material de consumo e limpeza foram equivalentes a R$ 30.607,04 (trinta mil, seiscentos e sete reais e quatro centavos).

Nota 15 – Gratuidade no Serviço de Assistência Social

Em atendimento a Lei n.º 12.101/09 e ao Decreto nº 8.242/2014, a Entidade informa que concede a gratuidade de 100% dos serviços assistenciais fornecidos a seus assistidos.

Nota 16 – Isenção Previdenciária Usufruída

Em atendimento a legislação vigente, os valores relativos às isenções previdenciárias (quota patronal) usufruída durante o exercício de 2023 corresponde ao montante de R$ 301.530,89 (trezentos e um mil, quinhentos e trinta reais e oitenta e nove centavos).

 

Aracaju/SE, 31/12/2023

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