Psicologia

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO disponibiliza o Serviço de Psicologia como uma forma de ajudar as pessoas carentes com câncer e seus familiares a enfrentarem as dificuldades desencadeadas após o diagnóstico do câncer e durante o tratamento oncológico. O serviço possibilita uma adaptação indispensável ao tratamento, de forma equilibrada e saudável. Como esses fatores influenciam diretamente tanto na saúde da pessoa, quanto no enfrentamento da doença, a associação se compromete a fazer com que a pessoa permaneça no tratamento e priorize combater a doença.

Objetivos

– Prestar assistência psicológica em consultório (na sede administrativa) e em domicílio a pacientes e familiares, seja individualmente e/ou em grupos multidisciplinares;
– Prestar assistência ao paciente oncológico na perspectiva da abordagem multidisciplinar;
– Desenvolver as atividades da área, buscando a melhoria da qualidade da assistência integral e humanizada a pessoa com câncer;
– Realizar entrevistas e encaminhamento para outra unidade de dentro ou fora da AMO;
– Realizar atendimento individualizado por meio de consultas e visitas domiciliares à pessoa assistida com câncer e seus familiares;
– Colaborar com a mobilização e organização do trabalho voluntário;
– Supervisionar estágio curricular em Psicologia.
– Realizar atividades em grupo também com usuárias e seus cuidadores, com vistas a atenuar os fatores que causam sofrimento e que muitas vezes a impedem de lidar com as implicações orgânicas, desfavorecendo a retomada da vida além da doença. Por meio do projeto “Sem Medo de Ser Feliz” e da ação “Dia da Beleza”, esse público passa a ter percepção de que a sua vida vai além da doença e que podem retomar suas atividades e até mesmo descobrir novas habilidades;

Público-alvo

– Usuários oncológicos que usufruem dos serviços e benefícios da associação, incluindo os que estão integrados ao “Projeto Cativar”, que tem como proposta oferecer cuidados paliativos e promover melhor qualidade de vida às pessoas com câncer que não respondem mais às terapias convencionais da doença;
– Familiares e/ou cuidadoras/acompanhantes desses usuários que são cadastrados na AMO;

Consultório
É realizado atendimento psicológico na abordagem da terapia cognitivo-comportamental, visando desenvolver formas mais eficientes de enfrentamento da doença; promover a expressão de emoções como possibilidade de comunicação intra e interpessoal mais autêntica e fluida; entrar em contato com o sistema de crenças e possibilitar mudanças nos estigmas relacionados ao câncer, facilitando a revisão de valores e princípios de vida; aprimorar qualidade de vida dos usuários com câncer e buscar significados para os acontecimentos da vida e estabelecer uma rede social eficiente e significativa. Os atendimentos ocorrem por demanda espontânea ou por agendamento.

Domicílio
É feito através de visitas domiciliares tanto aos usuários inseridos no “Projeto Cativar”, quanto aos usuários cadastrados na associação, que necessitem de acompanhamento psicológico e que apresentam limitações físicas para o atendimento no consultório.

Casa de Apoio Anna Garcez
É realizado acompanhamento semanal através de atividades psicoterapêuticas grupais. Quando há necessidade, os usuários e seus cuidadores são atendidos individualmente. Vem sendo desenvolvido um projeto de intervenção com os hóspedes da casa de apoio com o objetivo de contribuir com a qualidade de vida durante o processo de adoecimento e de tratamento.

Responsável

Dalitha da Hora é a profissional responsável pelo setor de Psicologia da AMO. Ela é possui bacharelado em Psicologia pela Universidade Tiradentes e iniciou suas atividades na instituição como voluntária.