A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO reuniu diversos voluntários que se encontram na fase da terceira idade para uma roda de conversa e troca de experiências em mais uma edição mensal do projeto “Masterclass 70+”. O encontro foi uma grande oportunidade para promover uma tarde interativa dedicada à discussão da envelhescência e a necessidade do autocuidado para alcançar a qualidade de vida na terceira idade.
De acordo com a psicóloga Silvana Souza, o conceito é relativamente novo na Psicologia e na Gerontologia. A envelhescência se refere à fase de transição entre a vida adulta e a velhice (entre os 50 e 65 anos), de forma semelhante a o que a adolescência representa entre a infância e a vida adulta. O termo, que representa uma combinação das palavras “envelhecimento” e “adolescência”, vem para refletir as mudanças físicas, emocionais, sociais e existenciais que essa etapa traz, já que assim como a adolescência requer apoio e acolhimento, a envelhescência também demanda compreensão, escuta ativa e estratégias de autocuidado.
“A mensagem central é de reinvenção. Reinventar-se com gentileza e sem cobranças, permite que essa fase seja vivida com consciência, profundidade, liberdade e, sobretudo, felicidade. Ao reconhecer as mudanças como oportunidades de florescimento, é possível transformar a envelhescência em um período de realização e autodescoberta. Envelhecer com autonomia, autoconhecimento e uma rede de apoio sólida é o caminho para uma vida plena, é uma oportunidade de recomeço”, destacou a psicóloga.
Doce Envelhescência
Integrante assídua do projeto, a coordenadora do núcleo de arte e voluntária, Lygia Prudente, reforçou a necessidade de cuidar da saúde mental para a passagem dessa fase da melhor maneira possível. “A palestra abordou a questão da vida na terceira idade, a importância da vida social e de partilhar com os amigos e familiares. É muito importante viver essa fase de maneira salutar, se reinventando, praticando hobbys como a leitura e outras coisas que gosta. É a fase de se dedicar a um sonho antigo, de buscar realizar desejos que estavam guardados e parados”, afirmou.
Voluntária desde 2018, Telma Mendes reconhece a importância do projeto para a saúde e bem-estar dos que se encontram na terceira idade. “A AMO sempre está realizando para a terceira idade o masterclass, onde são realizadas discussões que somam na vida dos voluntários. Nessa temática, foi abordado como nós devemos nos portar no tocante a alimentação, ao sono, na convivência dos amigos; e tudo isso influencia no nosso bom envelhecimento. O encontro teve também uma prática, com uma atividade lúdica de desenho. Foi ótimo!”, disse a voluntária.