A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO – realizou nesta quarta-feira, 09, uma palestra acerca dos impactos do alcoolismo na vida pessoal e familiar, com o objetivo de esclarecer e orientar sobre os riscos e efeitos da compulsão nos mais diversos meios. O encontro ocorreu na Casa de Apoio de Lagarto e contou também com a entrega de benefícios para os assistidos.
De acordo com a palestrante e voluntária da AMO, Maria Rodrigues, de 65 anos, o alcoolismo é uma doença que afeta diversos âmbitos e necessita, primordialmente, do apoio da família. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) já constatou que a doença do alcoolismo é incurável, mas pode ser detida caso a pessoa queira. Ela afeta o âmbito físico, emocional e espiritual, tanto do alcoólatra quanto da família. Não são somente as pessoas que bebem que devem buscar a recuperação, mas também as famílias”, afirmou.
Ela complementa deixando claro que, por não ter cura, a doença pode mudar o foco da compulsão, necessitando de atenção máxima. “É preciso ter atenção pois quem está em sobriedade, geralmente troca a compulsão do álcool por outros vícios, como compras, sexo, entre outros. Cada pessoa tem uma forma de agir diante da sobriedade, então é preciso ter muito cuidado”, explicou a palestrante.
DA DOR À SOBRIEDADE
Neide Batista tem 58 anos e luta contra um câncer de mama há 12 anos. Residente no povoado Colônia Treze, em Lagarto, ela traz o seu relato de luta e superação. “A palestra foi muito especial para mim, pois já vivi isso durante 18 anos. Lembro que chegou um ponto em que precisei me separar do pai do meu filho, pois durante um período, ele bebia para dormir e acordava para beber. Muitas pessoas bebem para esquecer dos problemas, mas logo depois, tudo volta do mesmo jeito, e isso deixa cicatrizes. Graças a Deus não vivo mais aquilo e estou muito bem. Foi uma palestra de, sobretudo, gratidão”, contou emocionada.
Para Fábio Silva, de 45 anos, também residente no município de Lagarto, a palestra foi muito positiva e ajudou a todos que estavam presentes.“Eu já vi isso acontecendo por diversas vezes e a palestra foi de enorme serventia para todos que estavam ali. Todo mundo sente quando alguém está nessa situação, a família principalmente. Só tenho a agradecer a AMO por proporcionar essa palestra e por tudo que faz por nós”, disse com gratidão.