A batalha contra o câncer exige um suporte multidisciplinar, e a nutrição surge como um pilar fundamental para a recuperação e bem-estar dos pacientes. Pensando nisso, a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO – fornece para seus assistidos que necessitam de uma complementação na alimentação, os suplementos alimentares, garantindo o equilíbrio nutricional necessário para a saúde dos pacientes oncológicos.
Somente no ano passado, 6.822 suplementos alimentares foram entregues à 418 pacientes no total, representando uma média de 568 distribuições realizadas por mês. O benefício, que auxilia os pacientes oncológicos em tratamento, tem a função principal de combater a desnutrição e ajudar no fortalecendo a imunidade.
Em 2024, o serviço de nutrição da instituição atendeu, ao todo, 522 pacientes em diversas consultas, prescrições dietétitcas e atendimentos para liberação de benefícios. De acordo com a nutricionista Rafaela Dantas, com nove anos de dedicação à instituição, o serviço de nutrição da AMO fornece suporte para os pacientes que precisam se recuperar, desde o processo de tratamento ativo até o pós-tratamento, ajudando também aos que estão em preparação para cirurgias.
“Além disso, fornecemos uma orientação nutricional completa, baseada nas calorias e nos macronutrientes, então fazemos um processo também de reeducação alimentar para que esse paciente seja protagonista do seu tratamento, entendendo que depende muito dele e das suas escolhas diárias para se ajudar”, explicou.
A nutricionista destaca ainda que, diante da alta demanda por suplementos, a AMO implementou um protocolo de liberação, priorizando os pacientes mais vulneráveis e fragilizados, estando entre eles, os que apresentam o IMC (Índice de Massa Corporal) abaixo do ideal, idosos com grande dificuldade de se alimentar e baixo peso, entre outros critérios de vulnerabilidade.
“Muitas vezes o paciente já vem com a expectativa de receber o suplemento porque o médico ou outro profissional indicou, mas aqui acaba não entrando no protocolo, me impossibilitando de liberar. Entretanto, ao mesmo tempo faço uma explicação e elaboro um plano alimentar com ele para que entenda que não está sendo desassistido”, detalha Rafaela.
A relevância do suporte nutricional oferecido pela AMO é evidenciada em histórias como a de Elaine Rocha, de 39 anos, residente em Laranjeiras. Sua avó, Maria José Santos, de 85 anos, enfrenta um câncer de mama e é uma das que recebem o benefício da suplementação alimentar.
“Esse suplemento ajuda muito minha avó, que precisa de mais nutrientes, já que somente a alimentação não dá conta. A AMO é uma benção e ajuda todos nós que temos necessidades e não temos condições de arcar com os custos”, relatou tomada pelo sentimento de gratidão.