Com o objetivo de ampliar as ações de prevenção, de conscientização, de enfrentamento, de luta e de apoio contra o câncer de mama, a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO realiza a Corrida Outubro Rosa de Sergipe há sete anos como a ação de encerramento de um mês inteiro de campanha.
Não à toa, a corrida é sempre realizada no último final de semana de outubro, mês este dedicado em todo o mundo para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Dessa forma, a Associação revitaliza e revigora a mesma ação, da corrida pela vida, que deu origem ao movimento internacional Outubro Rosa, no início da década de 1990, nos Estados Unidos.
A intenção é, justamente, conscientizar a sociedade sobre a epidemia global que é o câncer de mama que acomete dezenas de milhares de mulheres (e em número muito menor, alguns homens) todos os anos no Brasil e no mundo e, também, estimular a prática regular da atividade física como uma das formas de se prevenir e de controlar o câncer.
Nesta edição 2021, após uma edição virtual da corrida por causa da pandemia do coronavírus, mais de 500 corredores vestiram a camisa personalizada da corrida, largaram da arena especialmente montada no estacionamento da Praia da Cinelândia, próximo à Passarela do Caranguejo, e tingiram de rosa a Orla da Atalaia em até 10 km de motivação para conscientizar, prevenir, enfrentar e lutar contra o câncer de mama.
A corrida – kids e adulto – foi uma realização da Associação dos Amigos da Oncologia – AMO. Contou mais uma vez com a parceria da Flap Propaganda e com a organização técnica da Conceito Soluções Esportivas. Teve o apoio da Federação Sergipana de Atletismo, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos – Emsurb e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT.
E recebeu o patrocínio da BellaFarm Farmácia de Manipulação; da Clínica do Coração; da Clínica Mastoclin; da Vitta Centro de Oncologia; da Fecomércio; da Farmácia Edson; da Unimed Sergipe; da Sicredi Aracaju; da Farmácia do Trabalhador Sergipe; da Solim Laboratório; da Água Mineral Santa Cecília e Indiana; e da Infographics.