AMO abraça campanha dezembro laranja pela prevenção do câncer de pele

21/12/2015

“O verão começa oficialmente hoje em todo o Brasil e os cuidados com a pele devem ser redobrados nos próximos três meses”.

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO abraça a campanha “Dezembro Laranja”, de conscientização e prevenção do câncer de pele, para alertar a população sobre os principais sinais e sintomas da doença, bem como os fatores de risco para o seu surgimento, com o objetivo de prevenir o câncer e realizar o diagnóstico precoce. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva – Inca, o câncer de pele é o de maior prevalência entre os brasileiros, incluindo os casos de câncer melanoma e não-melanoma. Só para o ano de 2016, mais de 175 mil novos casos são estimados no Brasil. Com a chegada do verão – estação mais quente do ano – , a incidência da radiação solar sobre a pele humana aumenta e pode vir a desenvolver câncer de pele. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda a todos o uso de chapéus, óculos escuros, de filtros solares e muito cuidado com a exposição ao sol das 10h às 16h.

NÚMEROS EM SERGIPE
O Registro de Câncer de Base Populacional do Inca estimou para este ano, em Sergipe, 140 casos de câncer melanoma, sendo 70 casos em homens e 70 em mulheres. Já os casos de câncer de pele não-melanoma, 2.060 foram estimados em homens e 2.140 em mulheres. Na maior regional de saúde do estado, a capital Aracaju, a incidência do câncer de pele é também correspondente com 20 casos totais, sendo dez em homens e outros dez em mulheres. Já os tipos de câncer de pele não-melanoma, 910 são estimados até o final deste ano em homens e 790 em mulheres.

SINAIS E SINTOMAS
Apenas um exame clínico realizado por um dermatologista ou oncologista ou com uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele. Em geral, o câncer de pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou a lesões benignas. Os principais sintomas são: lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente; mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões e sangramento; dentre outros.

SOBRE A AMO
A Associação é uma organização social sem fins lucrativos, que cuida de pessoas carentes com câncer há 19 anos, com serviços assistenciais e de saúde. Possui, atualmente, quase 2 mil assistidos entre crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos. Desse total, 10 mulheres e seis homens estão com câncer de pele melanoma em estágios inicial e/ou avançado.

DEZEMBRO LARANJA
A campanha Dezembro Laranja surgiu no ano passado por iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ações de conscientização e de prevenção colorem o país de laranja para alertar a população sobre o câncer de pele. Em diversos estados, a campanha se intensifica com a distribuição de folhetos informativos, laços de cor laranja e filtros solares. Monumentos turísticos e históricos também são iluminados com a cor da campanha, a exemplo do Cristo Redentor, do Maracanã e do Congresso Nacional.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo