AMO apóia campanha nacional pela prevenção do câncer de pele

21/12/2016

“O verão começa hoje em todo o Brasil e os cuidados com a pele precisam ser redobrados nos próximos três meses”

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO apóia a campanha nacional “Dezembro Laranja”, de conscientização e prevenção do câncer de pele, para alertar a população sobre os principais sinais e sintomas da doença, bem como os fatores de risco para o seu surgimento, com o objetivo de prevenir o câncer e promover o diagnóstico precoce.

Com a chegada do verão – estação mais quente do ano – , a incidência da radiação solar sobre a pele humana aumenta e pode vir a desenvolver câncer de pele. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lança pelo terceiro ano consecutivo a campanha “Dezembro Laranja” e recomenda a todos o uso de chapéus, óculos escuros, de filtros solares, bastante hidratação e muito cuidado com a exposição ao sol das 10h às 16h.

ESTIMATIVAS

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer – Inca, o câncer de pele é o de maior prevalência entre os brasileiros, incluindo os casos de câncer melanoma e não-melanoma. Só para o ano de 2016, mais de 175 mil novos casos são estimados no Brasil, com estimativas consolidadas de exatamente 80.850 novos casos de câncer não-melanoma em homens e 94.910 casos novos em mulheres.

O Registro de Câncer de Base Populacional do Inca estimou uma incidência ajustada para este ano, em Sergipe, 130 casos de câncer melanoma para cada 100 mil habitantes, sendo 60 casos em homens e 70 em mulheres. Já os casos de câncer de pele não-melanoma, 1.740 foram estimados em homens e 2.060 em mulheres.

Na maior regional de saúde do estado, a capital Aracaju, a incidência do câncer de pele é também correspondente com 20 casos totais, sendo dez em homens e outros dez em mulheres. Já os tipos de câncer de pele não-melanoma, 610 são estimados até o final deste ano em homens e 450 em mulheres.

SINAIS E SINTOMAS

Apenas um exame clínico realizado por um dermatologista ou oncologista ou com uma biópsia podem diagnosticar o câncer de pele. Em geral, o câncer de pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou a lesões benignas.

Os principais sintomas são: lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões e sangramento; dentre outros.

SOBRE A AMO

A Associação é uma organização social sem fins lucrativos, que cuida de pessoas carentes com câncer há 20 anos, com serviços assistenciais e de saúde. Possui, atualmente, quase 2 mil assistidos entre crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos. Desse total, 9 mulheres e 8 homens estão com câncer de pele melanoma em estágios inicial e/ou avançado.

DEZEMBRO LARANJA
A campanha Dezembro Laranja surgiu no ano 2014 por iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ações de conscientização e de prevenção colorem o país de laranja para alertar a população sobre o câncer de pele.

Em diversos estados, a campanha se intensifica com a distribuição de folhetos informativos, laços de cor laranja e filtros solares. Monumentos turísticos e históricos também são iluminados com a cor da campanha, a exemplo do Bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo