AMO apoia campanha novembro azul e incentiva o autocuidado do homem

09/11/2017

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO apoia a campanha “Novembro Azul” realizando palestras informativas, intervenções em eventos, distribuição de laços azuis e de cartilhas e conscientização de leigos sobre os principais sinais e sintomas do câncer de próstata, bem como os fatores de risco para o surgimento da doença, com o objetivo de prevenir o câncer e promover o diagnóstico precoce em populações de alto risco.

Hoje, a Sociedade Brasileira de Urologia ainda alerta, assustadoramente, que 51% dos homens brasileiros nunca se consultaram com um urologista. E as razões culturais prevalecem para manter esse comportamento como o preconceito, a falta de tempo e manutenção da família. Para mudar essa realidade, a sociedade médica lançou a campanha #SejaHeroiDaSuaSaude neste mês mundial de combate ao câncer de próstata.

SINAIS E SINTOMAS
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – o Inca, mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados em todo o Brasil até o final deste ano. Cerca de 20% dos pacientes acometidos pela doença são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Quando descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura.

Em geral, o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial. Nos estágios mais avançados, os principais sintomas podem ser dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina ou no sêmen. Por isso, é necessário conscientizar os homens sobre a importância de exames anuais a partir dos 50 anos de idade.

Os fatores de risco são histórico familiar de câncer de próstata, idade avançada, raça (maior incidência em homens negros), alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade. Para homens com mais de 45 anos e com fatores de risco, a recomendação é fazer exames anuais mesmo sem sintomas. O exame de toque retal é o mais comum para o diagnóstico da doença, pois permite avaliar alterações na glândula.

SOBRE A AMO
A Associação é uma organização social sem fins lucrativos, que cuida de pessoas carentes com câncer há 21 anos, com serviços assistenciais e de saúde. Possui, atualmente, 2.220 assistidos entre crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos.

Desse total, 661 são homens acima dos 18 anos, o que corresponde a aproximadamente 30% dos assistidos, com diferentes tipos de câncer como o de pulmão, laringe, estômago, intestino, boca e outros. O tipo com maior prevalência em homens na associação é o câncer de próstata com 228 casos.

NOVEMBRO AZUL
A campanha Novembro Azul surgiu no ano 2003, na Austrália, para comemorar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e o Dia Internacional do Homem, celebrado em dia 19 de novembro, com o apoio da Organização das Nações Unidas.

Para quebrar o preconceito, a campanha intensifica ações maiores para o câncer de próstata com ênfase em sua prevenção e no diagnóstico precoce. Nos últimos anos, a conscientização tem se voltado também para as doenças masculinas como a depressão, problemas cardíacos, diabetes mellitus e outros.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo