AMO APOIA MOVIMENTO DE DEFESA DA MAMOGRAFIA NO SUS A PARTIR DOS 40 ANOS

05/02/2021

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO aproveita esta sexta-feira, 5 de fevereiro, que é o Dia Nacional da Mamografia, para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e para apoiar o movimento de defesa do acesso à mamografia no Sistema Único de Saúde – SUS para todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Embora pouca gente saiba, a Lei n. 11.664/2008 – que institucionalizou a data comemorativa em todo o país – garantiu também a realização de mamografia para todas as mulheres a partir dos 40 anos. No entanto, a portaria ministerial n. 61, de 1 de outubro de 2015, do Ministério da Saúde restringiu o direito de realização do exame mamográfico para mulheres de 50 a 69 anos de idade e, somente, a cada dois anos.

Essa política de saúde contraria a recomendação de sociedades médicas internacionais e nacionais (como a Sociedade Brasileira de Mastologia e de Radiologia) da realização anual da mamografia a partir dos 40 anos de idade como a forma mais eficiente de se detectar precocemente o câncer de mama. A FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, da qual a AMO é filiada e única representante em Sergipe, também defende esta pauta.

UNIDOS PELA CURA
Para mudar essa realidade e ampliar o acesso da mamografia no SUS a mulheres a partir dos 40 anos de idade, a Pzifer Brasil – empresa farmacêutica multinacional – lançou a campanha “Mamografia no SUS a Partir dos 40 Anos” e apresentou a plataforma “Unidos Pela Cura” com o objetivo social de mobilizar milhares de pessoas com o envio de mensagens para os deputados federais e influenciá-los positivamente em apoio a essa causa.

A participação de cada cidadão na campanha é essencial para implementar e mudar a política pública de saúde de rastreamento do câncer de mama no Brasil. Para enviar uma mensagem de apoio e sensibilizar os nossos congressistas é muito simples. Basta acessar o endereço www.pfizer.com.br/unidos-pela-cura/mamografia-no-sus-40 e preencher um formulário com nome completo, e-mail e escolher se o envio será para todos os deputados federais, para os deputados federais do seu estado ou para um único deputado federal.


A título de informação, o projeto de decreto legislativo n. 679/2019 é o que assegura o direito à realização da mamografia preventiva para todas as mulheres a partir dos 40 anos no Sistema Único de Saúde. O projeto, de autoria do Senador da República Lasier Martins (do Rio Grande do Sul), já foi aprovado em outubro de 2019 no Senado Federal. A matéria tramita agora no Câmara dos Deputados e precisa ser analisada pelos parlamentares antes de seguir para a sanção presidencial.

A hora de mudar esta situação é agora! Você pode fazer a diferença. Participe, mobilize!

#dianacionaldamamografia #mamografianosus40 #unidospelacura

* Artes de divulgação do Pzifer Brasil

 

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo