AMO apresenta novo projeto de navegação para grupo de estudos do câncer

20/06/2017

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO apresentou nesta terça-feira, dia 20 de junho, seu projeto piloto de Navegação de Pacientes para profissionais da saúde e da assistência em oncologia durante o segundo encontro anual do Grupo de Estudos do Câncer Relacionado ao Trabalho, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest, vinculado à Secretaria da Saúde da Prefeitura de Aracaju.

Apresentado pelo jornalista e assessor de comunicação da associação Jeimy Remir – idealizador e coordenador do projeto – a Navegação de Pacientes consistirá na mobilização e no seguimento de pacientes oncológicos em uma unidade de saúde com os objetivos de eliminar as desigualdades no acesso, complementar serviços de apoio, facilitar processo de vivência e possibilitar o uso adequado dos recursos na comunidade.

“Implantaremos esse projeto pioneiro e inovador em Sergipe com o foco de reconhecer as principais barreiras do paciente e identificar estratégias para eliminá-las. Pretendemos fornecer informação de qualidade em tempo hábil, aumentar o acesso aos recursos disponíveis, promover tomada de decisão consciente e, sem sombra de dúvidas, melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, explica o coordenador do projeto, com previsão de início para o próximo mês.

Além da apresentação do projeto, o grupo assistiu à apresentação sobre “Saúde Bucal”, ministrada pela cirurgiã-dentista Paula Frassinette, que abordou temas como a importância da escovação dentária, os cuidados com alimentos e produtos cariogênicos, tipos de tratamento dentário e as recomendações ideais para a limpeza bucal. A dentista possui formação em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe, é mestre em Ciências da Saúde pela mesma universidade e atualmente se dedica a uma Unidade de Saúde da Família em Aracaju.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo