AMO BENEFICIA CERCA DE 30 MULHERES EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER COM MÁQUINAS DE LAVAR ROUPAS

28/03/2019

A vulnerabilidade econômica e social e a limitação física imposta pelo tratamento do câncer levaram a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO a beneficiar as mulheres que lutam contra o câncer com o sonho de consumo de toda dona de casa, a máquina de lavar roupas. Cerca de 80 mulheres já foram beneficiadas e só este ano, durante a comemoração pelo Mês da Mulher, 27 delas foram contempladas com máquinas de lavar do tipo tanquinho.

De acordo com a presidente-voluntária da AMO, Conceição Balbino, a doação das máquinas é uma possibilidade única de enxergar a paciente em sua completude como mulher, como mãe, avó ou filha, como esposa, como trabalhadora, como dona de casa. “Temos o cuidado e a responsabilidade de ampliar o nosso campo de visão e perceber a importância de elevar a qualidade de vida dessas mulheres na fase em que elas mais precisam de acolhimento”, explica.

O objetivo da concessão do benefício é proporcionar mais qualidade de vida a essas mulheres e fazer com que elas ganhem tempo e disposição ao realizar as atividades domésticas. Há cinco anos esta ação é realizada e mulheres em tratamento de câncer – principalmente de câncer de mama e de intestino, mastectomizada e colostomizada – são previamente avaliadas pelo Serviço Social e pelo Serviço de Fisioterapia da AMO para serem contempladas com o benefício.

MAIS QUALIDADE DE VIDA
A jovem Damares Santos de Ribeiro, de apenas 22 anos, é uma das 27 mulheres com câncer e assistidas pela AMO contempladas este ano com a máquina de lavar. Moradora do povoado Curral dos Bois, no município sergipano de Simão Dias, Damares se submeteu a seis meses de quimioterapia no Hospital de Urgência de Sergipe e à mastectomia (retirada total da mama). “Não tenho palavras para agradecer a essa instituição e a essa casa de apoio pela atenção que me é dada. A máquina de lavar vai me ajudar muito nas atividades domésticas, a lavar minhas roupas, as do meu marido e da minha família. Isso aqui tem a mão de Deus”, afirma.

A princípio, a Diretoria Executiva da AMO propõe aos voluntários e amigos o apadrinhamento dessas mulheres por meio da doação em dinheiro do valor das máquinas e os retribuem singelamente com carta de agradecimentos e um botton personalizado com a marca da AMO e com a logo de madrinha ou padrinho da paciente beneficiada. Quando não se atinge a cota de apadrinhamento, a própria Associação assume a despesa e realiza a doação à paciente apta. A ação deste ano, por exemplo, com a entrega de 27 máquinas de lavar perfez um investimento de cerca de R$ 10 mil.

Voluntária da Associação desde a sua fundação há mais de 22 anos, a Maria Therezinha Góes começou a ser madrinha em 2014, no início da ação, já tendo doado cinco máquinas de lavar. Para ela, a vida e o mundo passam a ser melhores quando ajudamos o próximo. “Se passarmos a ajudar quem precisa, a vida de todo mundo também passa a melhorar. Se todos fizessem o mesmo, muitas pessoas não passariam fome no mundo e não viveriam na miséria. Todos nós temos condições de ajudar quem precisa de alguma maneira, até com afeto”, acredita e ensina a voluntária e madrinha.

Para ter acesso ao álbum completo do evento com mais de 300 fotos, clique em https://bit.ly/2UaNW3a

Para assistir ao vídeo do evento, clique em http://twixar.me/7x0K

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo