AMO celebra dia do enfermeiro com seminário sobre a arte do cuidar

16/05/2017

Estudantes do curso técnico de Enfermagem da Escola Profissionalizante de Saúde Dr. Augusto Leite participaram na manhã desta sexta-feira, dia 19 de maio, do I Seminário de Enfermagem da Associação dos Amigos da Oncologia – AMO. O seminário é uma ação decorrente do Dia do Enfermeiro, comemorado em todo o País na última semana em 12 de maio, e objetivou não só orientar mas também humanizar os futuros cuidadores profissionais.

Com a palestra “A Arte de Cuidar”, ministrada pela enfermeira e voluntária da AMO Maria Alda Oliveira, os estudantes aprenderam as mais importantes competências do cuidar como a aplicação da técnica; o compromisso social, ético e moral; a boa comunicação; o relacionamento interpessoal; e a necessidade do trabalho em grupo.

“A arte do cuidar requer algumas atitudes essenciais como aprender a escutar, partilhar aprendizado, saber acolher bem o outro, estar atento às mudanças, pôr-se a serviço das necessidades do outro sem descuidar das próprias questões, buscar coerência no agir, evitar rotular as pessoas, sorrir e não só lavar as mãos a cada paciente cuidado, mas aprender a lavar as mágoas do coração”, refletiu para os estudantes a enfermeira Alda Oliveira.

Alda Oliveira é voluntária da AMO há muitos e integra a equipe do Projeto Cativar – de cuidados paliativos. Possui graduação em Enfermagem e especialização em Enfermagem do Trabalho, em Saúde da Família; em Educação em Saúde; e em Saúde do Idoso. Atualmente, atua como técnica no Programa de Saúde da Família pela Prefeitura de Aracaju. Participaram também da ação a enfermeira Odcineide Paulino e as enfermeiras voluntárias Amaryllis Andrade e Catia de Souza.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo