AMO COMEMORA MÊS DA MULHER COM HOMENAGENS E DOAÇÃO DE 40 MÁQUINAS DE LAVAR ROUPAS PARA PACIENTES COM CÂNCER

08/03/2022

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO iniciou na semana passada e seguirá até o final de março com as celebrações pelo Mês da Mulher. A tradição de mais de 10 anos de comemorações remete a homenagens a mulheres de destaque e a doações de máquinas de lavar roupas para pacientes em tratamento contra o câncer.

Ineditamente, a Associação doará – em um único mês – 40 máquinas de lavar roupas. A cada semana, 10 pacientes em tratamento contra o câncer serão contempladas com o eletrodoméstico doado por uma madrinha ou padrinho. No último dia 3 de março, mulheres de cidades como Tobias Barreto, Nossa Senhora das Dores e Santana do São Francisco foram beneficiadas. Paciente da cidade de Miguel Calmon, do interior da Bahia, também foi agraciada com o benefício.

A dona de casa Simone Costa, de 47 anos, residente na cidade de Itaporanga D’Ajuda, no interior de Sergipe, foi uma das dez pacientes em tratamento contra o câncer beneficiada. “Eu estou muito agradecida a Deus por esse momento. A máquina de lavar roupas vai me ajudar bastante. Eu só tenho que agradecer por ser tão bem acolhida nesta Instituição e ao meu padrinho por esse grande presente”, disse a paciente de câncer de mama, em gratidão.

Padrinho da assistida Simone, o farmacêutico voluntário, Valmir Paes, membro do Conselho Científico da Associação demonstrou contentamento em participar de uma ação tão nobre. “É uma satisfação muito grande participar de um evento solidário como esse. Nesta edição, participo de uma forma mais atuante, como padrinho. A máquina de lavar pode parecer um eletrodoméstico muito simples para muita gente, mas não é. Esse utensílio doméstico fará muita diferença no cotidiano dessas mulheres”, acredita o voluntário.

MENOS ESFORÇO, MAIS QUALIDADE DE VIDA
A doação anual de máquinas semiautomáticas de lavar roupas – do tipo tanquinho – é realizada por meio de uma mobilização interna na Associação e busca oferecer mais qualidade de vida para mulheres em tratamento contra o câncer que estejam mastectomizadas ou ostomizadas e que se encontrem em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Nos últimos anos, cerca de 150 mulheres já foram contempladas com as doações. Em geral, essas mulheres perderam parte da movimentação e da consciência do próprio corpo, sofrendo limitações para realizar plenamente suas atividades domésticas ou laborais. A ideia é, portanto, permitir a realização da atividade doméstica de rotina, sem grande esforço físico, ganhando tempo de vida, a um preço acessível e com baixo consumo de energia.

SOBRE A AMO
Com a missão de prestar assistência social em oncologia, sem discriminação de raça, sexo, credo e nacionalidade, abrangendo crianças, adolescentes, adultos e idosos, a AMO possui duas décadas e meia de relevantes serviços prestados para a comunidade. Atualmente, a Associação conta com 6.298 pessoas com câncer já beneficiadas, 4.148 pessoas com câncer em cadastro ativo, sendo desse total 2.902 mulheres, 1.463 com câncer de mama, 396 com câncer de colo do útero e 92 delas com câncer de ovário.

SERVIÇO
O QUÊ: Homenagens a Mulheres de Destaque e Doação de Máquinas de Lavar Roupas
QUANDO: Dias 9, 15 e 24 de março, a partir das 15h
ONDE: Presencial (Sede da AMO; Virtual (Canal da AMO no YouTube – Amigos da Oncologia)

*Fotos: Arquivo Institucional/ Comemoração pelo Mês da Mulher/ 3 de março de 2022

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo