AMO E A NOZES TUR PROMOVEM CITY TOUR EM ARACAJU PARA PESSOAS COM CÂNCER

18/06/2018

 

Nem todos os sergipanos sabem que Sergipe deriva do tupi-guarani e significa rio dos siris. E nem todos os aracajuanos sabem que Aracaju também tem a mesma derivação e significa fruto dos cajueiros. Mesmo com esse desconhecimento coletivo sobre a origem dessas palavras, a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO considerou oportuno levar informação, cultura, história e lazer para um grupo de pessoas beneficiadas, tanto sergipanos como baianos, alagoanos ou até pernambucanos.

Assim, alguns hóspedes da Casa de Apoio Anna Garcez – unidade de acolhimento da pessoa com câncer que é mantida pela Associação há mais de 20 anos – tiveram a chance de se aventurar no mês passado, em meados de maio, em um City Tour pela capital sergipana, promovido pelo Projeto Social “AMO em Minha Casa” em parceria com a agência de turismo Nozes Tur.

O turismólogo Edgard Jannuzzi Júnior, guia de turismo da agência Nozes Tur e graduado em Turismo pela Universidade Federal de Sergipe, foi o grande responsável pela condução dos hóspedes da Casa (pacientes e cuidadores), apresentando os principais pontos turísticos e históricos de Aracaju, sempre apontando curiosidades e muita informação.

HISTÓRIA, CULTURA E CURIOSIDADES

De acordo com as explicações do guia Edgard, Sergipe e Aracaju possuem grandes destinos, muita cultura e história e curiosas peculiaridades. A primeira praia de Aracaju, por exemplo, foi a Praia Formosa, uma praia do Rio Sergipe. O Edifício Estado de Sergipe é popularmente conhecido como Maria Feliciana por ser o maior da cidade com 28 andares em referência à mulher mais alta do país que também é sergipana.

O bioma da cidade de Aracaju é o mangue e ele ajuda pescadores e suas famílias a sobreviverem da pesca, do caranguejo, do siri e do aratu. A Petrobras está presente em Sergipe e realiza extração de petróleo no mar e na terra. As inúmeras plataformas em alto-mar estão ligadas por um oleoduto. Todo óleo aqui extraído segue para a Tecarmo, onde é limpo, reservado e distribuído. E também Sergipe é o maior produtor de gás de cozinha do Nordeste.

OPORTUNIDADE ÚNICA
Para o guia de turismo Edgard Jannuzzi, este City Tour possibilitou uma oportunidade única. “É a primeira vez que realizo um City Tour para uma instituição social e seus beneficiados. Há anos trabalho com Turismo, mas nunca tive essa oportunidade. Agradeço muito a Nozes Tur por essa parceria. A gratidão em poder ajudar o próximo é imensa”, declarou o turismólogo, pedindo para realizar essa ação outras vezes.

A hóspede Telma Nascimento, de 55 anos, é beneficiada pela Associação há dois anos. Reside na cidade baiana de Rio Real, onde atua como funcionária pública municipal, e vem a Aracaju com frequência desde que recebeu diagnóstico de câncer de mama e recebe tratamento no Hospital de Cirurgia. “Estou muito feliz com esse passeio por Aracaju. Alguns lugares conhecia e a maioria deles não. Agora conheço com profundidade”, disse Telma, com empolgação.

Pontos Apresentados no City Tour:
1) Shopping Jardins (maior shopping da capital sergipana, com cinema, lojas e 1.800 vagas no estacionamento);
2) Parque da Sementeira (espaço de convivência com áreas verdes, quadras esportivas, lagos artificiais etc);
3) Rio Poxim (rio com nascente em São Cristóvão e foz na capital sergipana, no Rio Sergipe, desaguando no oceano);
4) Rio Sergipe (rio com nascente na Serra Negra, curso de 200 km, desaguando em Aracaju, no Oceano Atlântico);
5) Ponte Godofredo Diniz (ponte sobre o encontro dos rios Sergipe e Poxim e que liga o bairro Treze de Julho ao bairro Coroa do Meio);
6) Shopping RioMar (primeiro shopping de Aracaju, revitalizado recentemente, com dois pavimentos – primeiro e segundo andares – estacionamento amplo e automatizado);
7) Bairro Coroa do Meio (bairro com prédios de até três andares, orientados pelo Plano Piloto da Cidade, para não atrapalhar a ventilação da capital);
8) Orlinha da Coroa do Meio (onde foi construído um quebra-mar para controlar o avanço das águas do mar);
9) Farol da Barra (farol com função náutica e sinaliza os navegadores sobre a proximidade com a terra);
10) Orla da Atalaia (Praça de Eventos, Kartódromo, Restaurantes e Bares, Oceanário e Passarela do Caranguejo);
11) Parque dos Cajueiros;
12) Calçadão e Mirante da 13 de Julho;
13) Praia Formosa (primeira praia de Aracaju, praia do rio Sergipe);
14) Mausoléu de Inácio Joaquim Barbosa (governador-regente responsável pela mudança da capital sergipana de São Cristóvão para Aracaju;
15) Museu da Gente Sergipana;
16) Largo da Gente Sergipana;
17) Ponte do Imperador;
18) Hidroviário Zé Peixe;
19) Mercado Municipal Thales Ferraz e Albano Franco;
20) Entreposto de Pesca;
21) Colina do Santo Antônio;
22) Edifício Estado de Sergipe (maior edifício da cidade, com 28 andares, popularmente conhecido como Maria Feliciana);
23) Centro Comercial de Aracaju;
24) Catedral Metropolitana de Aracaju;
25) Museu-Palácio Olímpio Campos;
26) Praça dos Três Poderes ou Praça Fausto Cardoso.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo