AMO E AVOSOS REFORÇAM UNIÃO E CELEBRAM CONTRATO DE PARCERIA E COOPERAÇÃO PARA AMPLIAR ASSISTÊNCIA A PESSOAS COM SUSPEITA E/OU DIAGNÓSTICO DE CÂNCER

12/07/2019

 

Obedecendo as finalidades civis e estatutárias de cada uma das organizações filantrópicas, a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO e a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe – Avosos celebraram nesta terça-feira, dia 9 de julho, um contrato de parceria e de cooperação com o objetivo de realizar conjuntamente ações de saúde, melhorar a rede de atenção oncológica para os pacientes em tratamento no Hospital de Urgência de Sergipe – Huse e no Hospital de Cirurgia e promover o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil e adulto entre as populações de risco e mais vulneráveis.

“A saúde pública não tem condições nem capacidade de promover toda a assistência à saúde necessária. E a Avosos e a AMO são boas referências e grandes modelos de assistência para o Brasil inteiro e podem, conjuntamente, ajudar a enfrentar essa crise no Sistema Público de Saúde – SUS. Não é muito o que temos, mas o suficiente para poder transformar um pouco essa realidade. Não tenho dúvidas que daqui para frente vamos crescer juntos e apoiar muito mais os pacientes oncológicos”, afirmou o presidente voluntário da Avosos, Wilson Melo, idealizador da parceria, ressaltando a força do laço que une as duas instituições.

Para Conceição Balbino, presidente-voluntária da AMO, a formalização dessa união e a celebração desse contrato são grandes oportunidades de oferecer mais qualidade na assistência ao paciente oncológico SUS dependente e em situação de vulnerabilidade social. “Recebemos esse convite de parceria e cooperação com muita alegria e responsabilidade. Sempre buscaremos o melhor para os nossos pacientes oncológicos e a eliminação rápida de barreiras com redução da fila de espera e assistência em tempo hábil”, garantiu a assistente social, relembrando o legado e o espírito solidário de Tia Ruth – fundadora da Avosos – que sempre enxergou a AMO como uma amada filha.

PARCERIA E COOPERAÇÃO
Com a assinatura do contrato, vigente por um ano e prorrogável por igual período, as duas instituições pactuaram realizar em conjunto campanhas informativas, educativas, de conscientização, de sensibilização, políticas e solidárias sobre o câncer infanto-juvenil e câncer do adulto, com foco no diagnóstico inicial e precoce, em especial nas campanhas (inter) nacionais do Setembro Dourado, Outubro Rosa e Novembro Azul.

De um lado, a AMO também se compromete a encaminhar para a Avosos os pacientes com suspeita ou em tratamento de câncer com idade superior a 21 anos para a realização de exames laboratoriais ou de imagem, desde que solicitados pelo médico assistente e imprescindíveis para o diagnóstico ou tratamento, ficando sempre condicionados a um limite de verba e teto financeiro definido previamente pela Diretoria da Avosos.

Do outro lado, a Avosos se comprometeu a oferecer suporte diagnóstico e terapêutico com a realização de exames laboratoriais e de imagens para esses pacientes com câncer com idade superior a 21 anos, encaminhados pelo Serviço Social da AMO, desde que solicitados pelo médico assistente e imprescindíveis para o diagnóstico ou tratamento, ficando mais uma vez condicionados ao limite de verba e teto financeiro definido previamente pela Diretoria da Avosos.

PRESENÇAS
Voluntários, colaboradores, assessores e membros dos Conselhos Fiscal e Científico de ambas as Associações participaram da cerimônia de assinatura do contrato de parceria e de cooperação. Compuseram a mesa e assinaram o contrato a presidente executiva e primeira tesoureira da AMO, Conceição Balbino e Rubineide Alves, respectivamente; o presidente executivo e o primeiro tesoureiro, Wilson Melo e Aurício Bispo, respectivamente; o superintendente do Huse, o médico Darcy Tavares; e a diretora operacional do Hospital de Cirurgia, a enfermeira Lívia Menezes.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo