AMO finaliza com sucesso a quarta edição do curso de cuidador

31/08/2016

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO finalizou nesta segunda-feira, dia 29 de agosto, a quarta edição do Curso de Cuidador com mais de 40 participantes entre cuidadores e voluntários da assistência à pessoa com câncer, ultrapassando o limite máximo de vagas do curso e obtendo a adesão e o sucesso esperados.

O curso teve como objetivo capacitar o cuidador sobre as possibilidades do cuidar, abordando variados temas como saúde em domicílio, cuidados paliativos, controle da dor, alimentação saudável, movimentação do corpo, re-significação da vida e estruturação familiar.

De acordo com a assistente social Conceição Balbino, presidente-voluntária da AMO, muitos cuidadores de pessoas com câncer se sentem fragilizados com a elevada carga de responsabilidades que inevitavelmente caem sobre eles e, por tudo isso, o curso de cuidador se apresenta cada vez mais ncessário.

“Os cuidados diferenciados com as pessoas com câncer em medidas paliativas pedem um trabalho incansável do cuidador. Através do curso, conseguimos orientá-los e capacitá-los sobre diversos assuntos como direitos, apoio psicossocial, material e medicamentos que contribuam com a qualidade dos cuidados. Logo, alcançamos mais um grande objetivo”, afirmou a presidente em mensagem de encerramento.

DESDOBRAMENTOS
A nutricionista Rafaela Eugência Arce, da AMO, ficou responsável pelo encerramento do curso com a palestra “Nutrição no Dia-a-Dia do Paciente Oncológico”, transmitindo informações e retirando dúvidas sobre alimentação saudável e terapia nutricional durante os tratamentos de câncer como a quimioterapia e a radioterapia.

A capacitação ocorreu nas últimas três semanas de agosto, mês dedicado à medicina da dor e dos cuidados paliativos, e teve três encontros. Contou com a participação das médicas anestesiologista Raquel Amorim e fisiatra Márcia Matos, de enfermeiras do Hospital de Cirurgia e da equipe multidisciplinar da AMO composta por enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, fisioterapeuta, pedagoga e nutricionista.

O Curso de Cuidador é uma ação do Projeto Cativar, implantado na AMO em 2012, com objetivo de oferecer às pessoas com câncer – em especial àquelas cujo tratamento curativo não responde mais – cuidados paliativos para contribuir com melhor qualidade de vida possível desse público.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo