AMO inicia curso de cuidador nesta sexta-feira, 19

18/08/2016

Muitos cuidadores de pessoas com câncer se sentem fragilizados com a elevada carga de responsabilidades que inevitavelmente caem sobre eles. Pensando em capacitar esse público para lidar de forma positiva com essa realidade, a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO apresenta o Curso de Cuidador nesta sexta-feira, dia 19 de agosto.

O curso seguirá nos dias 22 e 29 do mesmo mês e tem como público-alvo o cuidador – cuja terminologia identifica pessoas que cuidam de doentes – e o voluntário que desempenha funções área assistencial. Saúde em domicílio, cuidados paliativos, controle da dor, alimentação saudável, movimentação do corpo, re-significação da vida e estruturação familiar serão alguns dos temas abordados.

De acordo com a assistente social Conceição Balbino, presidente-voluntária da AMO, a realização desse curso se mostra cada vez mais necessária. “Além da necessidade de cuidados diferenciados com as pessoas com câncer em medidas paliativas pelo serviço de saúde, queremos proporcionar também aos seus cuidadores orientações sobre direitos, apoio psicossocial, material e medicamentos que contribuam com a qualidade dos cuidados”, esclarece.

A capacitação contará com a participação da médica Raquel Amorim, abordando o tema “A dor no paciente oncológico” e da médica Márcia Matos, com a palestra sobre cuidados paliativos. Toda a equipe técnica da AMO, composta por assistente social, enfermeira, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e pedagoga, contribuirá com o evento.

O Curso de Cuidador está em sua quarta edição e é uma ação do Projeto Cativar, implantado na AMO em 2012, com objetivo de oferecer às pessoas com câncer – em especial àqueles cujo tratamento curativo não responde mais – cuidados paliativos para contribuir com melhor qualidade de vida possível desse público.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo