AMO lança programação oficial do Outubro Rosa em Sergipe

30/09/2015

Para abrir o mês dedicado à promoção da saúde da mulher, à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO iluminará de rosa a sua sede própria nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, e vai apresentar a programação oficial do Outubro Rosa em Sergipe. O evento de abertura começará às 17h, na sede da associação, com o lançamento da campanha nacional “Para Todas as Marias”, uma luta capitaneada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama e pela AMO, em favor das mulheres com câncer de mama avançado. Fotos de mulheres com câncer de mama, em diferentes etapas da vida e do tratamento da doença, serão expostas durante o lançamento do Outubro Rosa. Concerto musical e apresentação da banda marcial da Escola Estadual Manuel Luiz animarão a noite de abertura do maior e mais importante movimento de conscientização do câncer em todo o mundo.

OUTUBRO ROSA
O movimento internacional Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. Seu nome se refere à cor do laço rosa, de luta contra o câncer de mama, que estimula a participação da população, de entidades sociais e empresas. O movimento começou nos Estados Unidos, com ações isoladas para a realização de mamografias. Com o passar dos anos, o Congresso americano instituiu o mês de outubro para a prevenção do câncer de mama. O movimento ganhou o mundo e chegou ao Brasil no início dos anos 2000. Ações de solidariedade, mamografias gratuitas, caminhas de conscientização, corridas, desfiles de moda marcam o mês de outubro em diversos países.

ILUMINAÇÃO ROSA
Diversos monumentos históricos, repartições públicas e grandes empresas iluminarão suas fachadas de rosa como forma de aderir ao movimento e abraçar a causa. O objetivo da iluminação é possibilitar ao público uma leitura visual para a conscientização do câncer de mama. Por isso, a AMO solicitou por meio de ofício a iluminação de alguns pontos da cidade de Aracaju. O Museu da Gente Sergipana, o Museu-Palácio Olímpio Campos, o Teatro Tobias Barreto, o Tribunal de Justiça de Sergipe, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, a Câmara de Vereadores de Aracaju, o Hospital de Cirurgia, o Hospital de Urgências de Sergipe – Huse e a Secretaria Estadual e Municipal de Saúde são algumas das instituições solicitadas e que iluminarão de rosa suas fachadas.

SOBRE A AMO
A associação é uma entidade da sociedade civil organizada, com quase duas décadas de fundação, cuja missão é prestar assistência social e de saúde a pessoas carentes com câncer. Atualmente, a associação possui 1.868 pessoas com câncer sendo beneficiadas (crianças, adolescentes, adultos e idosos). Desse total, 1.284 são mulheres. Nesse recorte, 614 são mulheres com câncer de mama. Por se tratar de uma epidemia global e, também, pela alta incidência, a associação dedica serviços e projetos especiais para esse público. Além de toda a assistência social e de saúde comuns a todo beneficiado, as mulheres com câncer de mama recebem perucas, próteses mamárias, sutiãs de suporte e participam de terapias de grupo e sessões especiais de fisioterapia para recuperar os movimentos dos membros superiores após a mastectomia (cirurgia de retirada parcial ou total da mama). Filiada à Femama – organização social com sede no Rio Grande do Sul e que atua em 17 estados por meio da garantia de direitos de mulheres com câncer de mama, a AMO é sua representante em Sergipe. Por isso, a associação vem lutando por direitos à saúde da mulher. Pressionou, este ano, gestores públicos e representantes políticos para abraçarem a causa. E realizou uma audiência pública sobre câncer de mama na Assembleia Legislativa de Sergipe.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
1º de Outubro: Lançamento Oficial do Outubro Rosa, às 17h, na sede da AMO 6 de Outubro: Projeto “Mulher, Um Ser em Destaque”, às 8h, na sede da AMO 14 de Outubro: Caminhada das Vitoriosas, às 8h, com saída da sede da AMO em direção à Praça Fausto Cardoso 28 de Outubro: Apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto 31 de Outubro: 1ª Corrida Outubro Rosa de Sergipe, às 16h, na Orla de Atalaia

SERVIÇO
O QUÊ? – Lançamento Oficial do Outubro Rosa em Sergipe
QUANDO? – Nesta quinta-feira, às 17h, dia 1º de Outubro
ONDE? – Na sede da AMO, localizada na Rua Permínio de Souza, 270, bairro Cirurgia, Aracaju

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo