AMO participa do Dia Mundial do Câncer 2016

04/02/2016

Hoje, 4 de fevereiro, marca o Dia Mundial do Câncer. A data foi criada pela União Internacional do Controle do Câncer – UICC como uma oportunidade para unir pessoas, comunidades e governos e estimular o debate sobre o tema com o objetivo de reduzir os impactos do câncer em todo o mundo. A campanha global 2016 leva como tema “Nós Podemos. Eu posso”.

No Brasil, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama aderiu à campanha. A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO é a representante local da federação e, por isso, também participa das mobilizações. A data é serve também para disseminar informações a pacientes e à população em geral, incentivar hábitos saudáveis e o diagnóstico precoce e lutar por políticas que aprimorem os índices de cura e controle da doença.

De acordo com a dra. Maira Caleffi, médica mastologista e presidente-voluntária da Femama, a campanha mostra que todo o mundo pode contribuir de alguma forma com a redução de mortes por câncer. “Mesmo que pareça uma ação pequena, se cada um fizer sua parte, a luta não fica pesada para ninguém e nos aproximamos do objetivo de reduzir os índices de mortalidade por câncer no Brasil e no mundo”, afirma a médica, ressaltando entre as ações a disponibilização de um painel colaborativo no Congresso Nacional convidando os parlamentares para aderir à campanha.

A Femama também reuniu em seu site informações e materiais que apontam caminhos para que pessoas e instituições saibam como atuar na luta contra o câncer de mama, além de fomentar a adesão do público à campanha nas redes sociais e de incentivar suas 57 ONGs associadas a desenvolverem ações em suas redes e comunidades.

Sobre a AMO

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO é uma organização social, sem fins lucrativos, que presta assistência social e de saúde a pessoas carentes com câncer. Com quase duas décadas de atuação, já cuidou de mais de 3.500 pessoas e, atualmente, atende a cerca de 2 mil pessoas entre crianças, adolescentes, adultos e idosos de todo o estado de Sergipe e de cidades da Bahia, de Alagoas e Pernambuco. Sobre a Femama A Femama é uma entidade sem fins econômicos que concentra uma rede de 57 instituições ligadas à saúde da mama, presentes em 17 estados brasileiros e Distrito Federal, representando mais de 1 milhão de cidadãos.

A instituição atua na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama. Participe da campanha das redes sociais Escreva em sua mão ou em uma folha de papel uma mensagem sobre como NÓS PODEMOS ou como EU POSSO ajudar no combate e prevenção do câncer. Tire uma foto da sua mensagem e compartilhe nas redes sociais com as hashtags ?#?DiaMundialdoCâncer?,?#?NósPodemosEuPosso? e ?#?Femama? ou ?#?AMO?.

A sua foto aparecerá no mural do site worldcancerday.org ao lado de contribuições de outros países e pode inspirar outras pessoas a tomarem atitudes na luta contra o câncer. Mais informações em femama.org.br/diamundialdocancer2016 e FB.com/femamabrasil

*Com informações da Femama

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo