AMO participa do Workshop: “Juntos Somos + Vida” do Instituto Oncoguia

21/09/2017

Assistentes sociais da Associação dos Amigos da Oncologia – AMO participam nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de setembro, no Hotel Radisson, em Aracaju, do Workshop “Juntos Somos + Vida”, uma realização do Instituto Oncoguia de São Paulo com o apoio da Fundação Susan G. Komen dos Estados Unidos.

A proposta é capacitar os profissionais de organizações sociais e de hospitais públicos e beneficentes sobre o câncer, o autocuidado da mama; o papel do Assistente Social ao lidar com pacientes oncológicos; direitos garantidos ao paciente com câncer; e quem pode e como pode ajudar o paciente diante do diagnóstico e tratamento da doença.

De acordo com o advogado Tiago Farine, do Instituto Oncoguia, o câncer não é só uma questão de saúde, mas também familiar, financeira, social e profissional. “O paciente oncológico pode usufruir de alguns direitos permanentes e temporários quando é diagnosticado, quando fica com algum tipo de deficiência e quando fica incapacitado para o trabalho”, explica o advogado.

BUSCA POR SOLUÇÕES COLETIVAS
Adicionar esforços, multiplicar conhecimentos, dividir ações e diminuir perdas são os lemas do workshop. Diante dessas concepções, o assistente social precisa ampliar sua visão e pensar conjuntamente como propor mudanças para a promoção do bem-estar do paciente. A meta passa a ser a de transformar problemas individuais em soluções coletivas com as experiências e a vontade de todos em querer ajudar.

Profissionais de outras instituições sergipanas de apoio ao paciente com câncer também participam da capacitação, a exemplo do Hospital de Cirurgia, Hospital de Urgências de Sergipe e do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe. Assistentes sociais de outros estados como Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará também estão sendo capacitados.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo