A Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 28 de janeiro, um momento especial para pacientes com câncer e suas acompanhantes assistidas pela instituição. Ao chegarem à sede da organização para o atendimento de rotina, as mulheres foram surpreendidas e encaminhadas ao refeitório, onde participaram de uma aula de FitDance com o instrutor Fernando dos Santos.
Mais do que uma atividade física, a ação teve o objetivo de proporcionar às assistidas um momento de descontração, oferecendo uma pausa na atmosfera clínica do tratamento. Além disso, ocasiões como essa criam espaços de entrosamento e interação entre as pacientes, resultando em melhoria na qualidade de vida, consciência corporal e elevação da autoestima.
Entre as pacientes dançarinas estava Edilene Maria. Moradora de Aracaju e em tratamento contra um câncer de mama, ela havia ido à instituição para uma consulta com a psicóloga, mas encontrou na dança outro tipo de apoio. “Sou muito ansiosa e a dança chegou como uma terapia para mim. Momentos assim são maravilhosos e ajuda a todos nós demais”, conta Edilene, que define a instituição com carinho: “A AMO é nossa segunda casa, agradeço demais por sempre nos acolherem tão bem”.
A alegria também contagiou Giselia dos Santos. Vinda do município de Carira, ela enfrenta câncer no útero e na bexiga, encontrando na AMO o suporte necessário para hospedagem e diversos outros benefícios. Para ela, a manhã foi de pura socialização: “Essa aula de dança foi muito importante para nos trazer alegria, para esquecermos dos problemas e interagirmos mais umas com as outras. A AMO é uma benção de Deus na minha vida, sou infinitamente grata por tudo”.
Para o instrutor Fernando dos Santos, ver a mudança no semblante das alunas é o maior pagamento. “É gratificante proporcionar esse momento único para mulheres que travam uma batalha tão dura. Através da dança, elas se desenvolvem e esquecem a doença, mesmo que momentaneamente. Me sinto realizado em trazer essa alegria”, afirma o instrutor.