AMO receberá oncologista especializada na universidade de Harvard para apresentar seminário sobre cuidados paliativos

22/03/2017

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO receberá a médica oncologista Priscila Miranda Soares, especializada em medicina paliativista pela Harvard Medical School – a faculdade de medicina da Universidade de Harvard (em Massachusetts, nos Estados Unidos) – para apresentar o 1º Seminário de Cuidados Paliativos de Sergipe, a ser realizado no dia 31 de março, a partir das 8h, no Quality Hotel Aracaju.

O objetivo do evento é despertar o interesse da sociedade e contribuir com a formação de médicos, profissionais e estudantes da saúde em Cuidados Paliativos, área ainda muito carente de atendimento adequado e que é essencial para saber lidar com o paciente em fase terminal, para reconhecer os sintomas de toda natureza (física, social, emocional e espiritual) e para administrar qualquer situação de maneira humanizada e ativa.

COMO INSCREVER-SE
O acesso ao seminário se efetuará mediante a doação, no início do evento, de duas latas de leite em pó (de qualquer marca) ou de R$ 30 para ajudar na assistência a pessoas carentes com câncer. As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 29 de março, de forma presencial na sede da AMO (Rua Permínio de Souza, 270, bairro Cirurgia) ou virtual pelo e-mail amigosdaoncologia@gmail.com

No ato de inscrição, o interessado deverá informar nome completo e telefone para contato, CPF (para emissão do certificado de participação), grau e tipo de instrução: se graduação; pós-graduação (especialização lato-sensu, mestrado, doutorado ou pós-doutorado); e atuação ou ocupação profissional (assistência direta a pacientes, gestão em serviços de saúde, estudante de graduação ou pós-graduação)

PROGRAMAÇÃO
O seminário apresentará abordagens gerais e específicas sobre os cuidados paliativos. Terá a participação efetiva da médica oncologista Priscila Miranda Soares e da médica paliativista Vanderlúcia de França Dultra, que atua hoje nos cuidados paliativos do Hospital de Urgências de Sergipe – Huse. Haverá, também, a participação de diferentes profissionais da saúde e da assistência, contribuindo com o olhar da multidisciplinaridade.

Saiba quais serão os temas:
-Cuidados Paliativos: aspectos gerais no Brasil e no Mundo;
-O olhar da multidisciplinaridade: saúde x assistência;
-Cuidados Paliativos na Oncologia;
-A (boa) comunicação da má notícia;
-A dor do paciente terminal;
-Finitude e fé;
-Cuidados Paliativos em Sergipe e;
-Relatos de Experiências: os casos da AMO, da Associação Presente (de Minas Gerais), do Huse e do Hospital de Cirurgia.

SOBRE AS PALESTRANTES
Priscila Bernardina Miranda Soares é médica oncologista e paliativista, com pós-graduação em Cuidados Paliativos pela Harvard Medical School (Universidade de Harvard) e mestrado em Ciências da Saúde pela Unimontes, Minas Gerais. É membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Além disso, Priscila Miranda atua como oncologista assistente da Santa Casa de Montes Claros. É fundadora e diretora da clínica Oncovida e, também, fundadora e presidente da Associação Presente Padre Tiãozinho de Apoio a Pacientes Carentes com Câncer, ambos em Montes Claros, Minas Gerais.

Já a médica Vanderlúcia de França Dultra possui graduação pela Universidade Federal de Sergipe e pós-graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar, em São Paulo. Desde 2002, Vanderlúcia atua na equipe de Cuidados Paliativos do Centro de Oncologia do Huse. Trabalha, também, na Clínica de Oncologia Vitta e na Constat Home Care.

Skip to content