AMO reforça necessidade de acesso igualitário ao tratamento do câncer

03/02/2015

No Dia Mundial do Câncer, comemorado nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, representantes da Associação dos Amigos da Oncologia – AMO vão se reunir com os secretários de saúde para entregar um documento que reforça a necessidade do acesso igualitário ao tratamento do câncer de mama avançado e a dispensação de medicamentos aos pacientes, sem recorrer a judicialização. Segundo dados divulgados pelo DATASUS e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o câncer de mama é o de maior incidência na população feminina brasileira quando se excluem os casos de câncer de pele não melanoma. As estimativas apontam 57.120 mil novos casos de câncer de mama no Brasil só neste ano de 2015.

Os dados do DATASUS e do IBGE são de 2010 e, por isso, não possuem informações atualizadas sobre câncer metastático. Para atestar essa informação, o Tribunal de Contas da União realizou, em duas oportunidades, auditorias do tratamento do câncer no Brasil e identificou que metade dos pacientes com diagnóstico de câncer no serviço público de saúde está em estágio avançado.

ÓRFÃOS DO SUS
Para complicar ainda mais a situação, o Ministério da Saúde incorporou um elenco de novas drogas para o câncer em 2013, mas não nenhum deles para o câncer avançado. Por isso, não há oferta de medicamentos inovadores no Sistema Único de Saúde – SUS para combater câncer em estágio avançado. Com o Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica – PCDP, que foi aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), esse grupo ficou excluído e surgiram os denominados “órfãos do SUS”. A proposta, agora, é fazer a defesa de direitos e atuar na revisão desse protocolo, começando com a pactuação dos gestores de saúde e dos parlamentares municipais, estaduais e federais. Essa é, portanto, mais uma ação da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama, da qual a AMO é a representante em Sergipe. A entrega dos documentos ocorrerá simultaneamente em vários estados por meio das instituições associadas à federação. O Dia Mundial do Câncer, promovido pela União Internacional de Controle do Câncer – UICC, traz este ano entre seus pilares para melhorar a luta global contra a doença a necessidade de promover o tratamento para todos e ampliar a qualidade de vida dos pacientes, preocupações que motivam a ação coordenada pela Femama para a data.

SERVIÇO: O QUÊ: DIA MUNDIAL DO CÂNCER 2015 – REUNIÃO COM OS SECRETÁRIOS DE SAÚDE DE ARACAJU E DE SERGIPE E ENTREGA DE DOCUMENTO PARA PACTUAÇÃO LOCAIS E HORÁRIOS: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARACAJU, ÀS 8H30 Endereço: Rua Sergipe, 1310, Siqueira Campos, Aracaju SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE, ÀS 16H Endereço: Praça General Valadão, 1, Centro, Aracaju

*Com informações da Femama

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo