AMO SORRIR: PROJETO DEVOLVE SORRISO E AUTOESTIMA PARA PACIENTES COM CÂNCER

07/01/2026

O tratamento contra o câncer é uma batalha que exige força física e emocional. Mas, para muitos pacientes, as cicatrizes vão além do diagnóstico. A quimioterapia e a radioterapia, essenciais para a cura, trazem efeitos colaterais severos que podem comprometer a saúde bucal, levando, em muitos casos, à perda dos dentes. Diante dessa realidade, a Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) desenvolveu um novo projeto para devolver o sorriso e resgatar a autoestima de pacientes assistidos pela instituição, oferecendo próteses dentárias gratuitas, focado em devolver não apenas a função mastigatória, mas a vontade de sorrir.

A iniciativa, que visa melhorar a qualidade de vida e a saúde bucal dos pacientes, permitindo uma reabilitação oral essencial para a autoestima e bem-estar, nasce da compreensão da organização de que a assistência ao paciente oncológico deve ser integral, pois mais do que tratar a doença, é preciso cuidar da pessoa. Em parceria com o dentista Dr. Luiz Edward Gomes de Menezes, a AMO está garantindo a confecção das próteses dentárias, arcando com todos os custos envolvidos.

VOLTANDO A SORRIR

Maria Inês de Oliveira tem 62 anos e mora no município de Estância. Após enfrentar o duro processo de tratamento contra um câncer de mama, ela foi uma das pacientes que recebeu o acompanhamento odontológico, e conta como foi o processo. “Desde a primeira avaliação na triagem, até a finalização do processo, fui muito bem atendida por todos, com muito respeito e dignidade. A gente percebe que não é só um tratamento dentário, é um abraço. A AMO não me deu apenas a prótese, ela me devolveu a dignidade de graça, uma coisa que não conseguiria pagar. Sou eternamente grata por esse cuidado”, relatou Maria.

Para José Gervásio Viana, de 75 anos, residente em Aracaju e diagnosticado com um câncer na laringe, a doença acaba mudando o foco da vida e resultando, por muitas das vezes, no descuido de si mesmo e da autoestima.  “A gente foca tanto em curar o câncer que acaba esquecendo do resto. Foram vários os dias em que me senti incompleto ao olhar no espelho e ver minha boca desse jeito. A doença tentou tirar meu sorriso, mas a AMO me devolveu. Só posso agradecer a todos da equipe que cuidaram tão bem de mim e dos meus dentes”, agradeceu José.

UMA REDE DE SOLIDARIEDADE

A viabilidade do projeto só é possível graças à união de esforços, e todo o fluxo de atendimento é supervisionado por uma equipe técnica de excelência. A coordenação está a cargo da Dra. Januária Lima Ribeiro Passos, voluntária responsável pelo serviço de odontologia da AMO, além da colaboração dos voluntários Dra. Lyles Regina Machado Falcão e do Dr. Matheus Emanuel Santos Borges. 

O cirurgião-dentista Dr. Luiz Edward Gomes de Menezes, está responsável pela confecção das próteses. Sensível à causa, o profissional ajustou os valores de materiais e laboratório de forma sustentável, permitindo que a AMO custeie 100% do tratamento. “Sou muito grato por poder contribuir com essa causa tão nobre e ser útil na minha profissão, devolvendo a autoestima, bem-estar e sorrisos na face de muitos que, antes do processo, não se sentiam confortáveis. A finalização de cada trabalho foi de muita emoção e lágrimas pelo resultado alcançado”, afirmou o dentista.

Segundo a Dra. Januária Lima, o acompanhamento odontológico representa muito mais do que estética. “Eu acompanho de perto pacientes que chegam com necessidade de prótese dentária, seja por condições prévias, seja pelas consequências do tratamento oncológico. A ausência dos dentes impacta diretamente a autoestima, mas também a comunicação, a alimentação e a vida social. Oferecer uma prótese vai muito além da estética: é devolver função mastigatória, segurança para falar, conforto para se alimentar e a dignidade de voltar a sorrir, retomar a convivência social e se recolocar no mercado de trabalho nesse novo começo após o tratamento do câncer”, disse a Dra. Januária.

Ela conta ainda que, somente no ano passado, cinco pacientes já foram beneficiados. “Em 2025, cinco pacientes já foram beneficiados por esse projeto de oferta gratuita de próteses dentárias, que reafirma o compromisso da AMO com um cuidado integral, humanizado e centrado na qualidade de vida. Esse cuidado representa um novo começo para pacientes oncológicos e eu sou muito feliz por poder ter uma parcela de contribuição nisso”, finalizou.

EXPLICANDO O PROCESSO

Os pacientes oncológicos que necessitam de reabilitação protética (prótese dentária) são identificados pela equipe da AMO e encaminhados para avaliação odontológica. Após a avaliação clínica, o Dr. Luiz Edward Gomes de Menezes faz o planejamento do tratamento. Posteriormente, são realizados moldes das arcadas dos pacientes, e as próteses, confeccionadas em laboratórios especializados. A equipe técnica acompanha todo o processo, desde os moldes até a entrega e ajustes necessários. Os pacientes recebem ainda orientação sobre a manutenção das próteses e consultas de retorno são agendadas para acompanhar a adaptação e a saúde bucal. 

Vale reforçar que, para o paciente, o custo é zero. A associação cobre todas as despesas com os custos laboratoriais e de materiais, mão de obra especializada para confecção e ajustes, além de acompanhamento odontológico para adaptação. Inicialmente, o projeto beneficiará 10 pacientes que necessitam de reabilitação protética. Após essa primeira fase, o projeto será reavaliado para decidir como proceder, conforme as necessidades e a capacidade da instituição.

O cronograma de acompanhamento prevê que a seleção e avaliação ocorram já no primeiro mês, com a confecção e entrega das próteses sendo finalizadas até o terceiro mês. Ao final, o que será entregue não é apenas entregar uma prótese, mas a recuperação da autoestima dos pacientes e uma melhoria significativa na qualidade de vida. Com essa ação, a AMO reafirma sua missão de não deixar ninguém para trás, provando que o tratamento contra o câncer pode, e deve, vir acompanhado de dignidade e de novos motivos para sorrir.

CONTRIBUA VOCÊ TAMBÉM

Mais de 600 pessoas vão perder a batalha contra o câncer hoje no Brasil. Contribua com quanto puder, sua doação vai ajudar quem luta todos os dias pela vida. Doe de coração, doe agora clicando aqui!

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Ir para o conteúdo