ARACAJU, 166 ANOS DE HISTÓRIA

17/03/2021

 

À cidade abençoada por Nossa Senhora da Conceição e conhecida pelos cajueiros e papagaios, pela Colina do Santo Antônio, pela Praia de Atalaia, pelos Arcos da Orla, pelos rios Sergipe e Poxim, pelo Mercado Municipal, pela capital com menor desigualdade do Nordeste brasileiro e pelo lugar com um dos melhores hábitos de vida e menores índices de fumantes do país, a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO celebra hoje, com muita gratidão, o aniversário de 166 anos de Aracaju.

A Associação homenageia a capital sergipana com a imagem aérea, feita recentemente por drone, de um dos seus bairros mais antigos da cidade: o Cirurgia, que recebe o mesmo nome do Hospital das Clínicas Dr Augusto Leite. O Bairro Cirurgia tem terreno colinoso e fora inicialmente povoado no final do século XIX por escravos alforriados e migrantes do interior que foram proibidos de ocupar o Centro de Aracaju.

CURIOSIDADES…
De acordo com o arquiteto e escritor Rubem Sabino Chaves, em seu livro “Aracaju, prá onde você vai?”, publicado em 2004, o bairro era de difícil acesso por causa de suas ladeiras íngremes. O seu desenvolvimento só se deu na década de 1920 com a construção do Hospital de Cirugia, de uma linha de bonde elétrico e de uma fonte de água potável, a Fonte da Caatinga, hoje a atual Praça da Bandeira.

Atualmente, o bairro está marcado por duas grandes avenidas, a Pedro Calazans e Desembargador Maynard, mas ainda assim conserva características residenciais. Além de abarcar o maior hospital filantrópico do Estado de Sergipe, a região concentra escolas públicas e particulares, clínicas, farmácias, funerárias, templos católicos e espíritas e organizações sociais, como a AMO, fundada há 25 anos nos corredores do Hospital de Cirurgia.

* Imagem: Foto aérea do Bairro Cirurgia feita recentemente com drone/ Destaque à Avenida Desembargador Maynard e à fachada principal do Hospital de Cirurgia/ Cinegrafista Fernando Dimas/ Arquivo Institucional

#Aracaju #AniversarioDaCidade #166Anos #Sergipe #Nordeste #HospitalDeCirurgia

 

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo