BRECHÓ PERMANENTE TRANSFORMA MODA EM APOIO PARA AÇÕES ASSISTENCIAIS DA AMO A PESSOAS COM CÂNCER

30/01/2026

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO – mantém, há quase 30 anos, uma iniciativa que vai muito além do comércio de roupas usadas. Nomeado como Brechó Permanente “Pró-Cura”, o espaço localizado próximo à sede da instituição, na Rua Permínio de Souza, 305 – Bairro Cirurgia, é uma fonte muito importante de recursos para a instituição e conta com peças a partir de cinco reais. 

Aberto de segunda a quarta-feira das 9h às 11h30, o local oferece peças de moda masculina, feminina e infantil, além de acessórios, com um objetivo nobre: converter vendas em manutenção dos serviços assistenciais a pessoas carentes com câncer. Por isso, para que essa corrente de cuidado não se rompa, é preciso reforçar que o ato de doar deve ser carregado de consciência, uma vez que não se trata de descartar o que não presta, mas de estender a mão com dignidade. 

AMOR EM CADA PEÇA

O coração do brechó bate no ritmo das mãos de quem doa seu tempo para servir. Alzeni Gama, voluntário há quase duas décadas, é um dos rostos que acolhe quem chega. Para ele, o balcão do brechó é um lugar de trocas que o dinheiro não compra. “Assumi o Brechó em 2021 e para mim foi um desafio, pois nunca fui de vender. Gosto muito do que faço, pois ao mesmo tempo que dou carinho, também recebo, e um abraço concreto representa muita coisa. A causa aqui é nobre e ajuda muito os assistidos”, relata Alzeni, lembrando que no local é possível encontrar peças a partir de 5 reais.

O sentimento de gratidão é compartilhado por Aparecida Lima. Aposentada e voluntária da AMO há 12 anos, ela divide seu tempo entre o projeto Pão Nosso e o brechó. Para ela, o trabalho é uma extensão do cuidado. “Eu amo trabalhar no Brechó, pois posso dar meu suporte aqui, disponibilizando meu tempo com muito amor e carinho. Ajudar o Brechó é um ato de empatia e solidariedade, no qual a pessoa pode levar sua peça para casa e ainda ajudar as pessoas”, afirma Aparecida.

SOLIDARIEDADE NO CABIDE

Olhando por outra perspectiva, quem visita o local se surpreende com a qualidade e o acolhimento. Valdineide Trindade é servidora pública aposentada e reside em Brasília. Em visita à Aracaju, ela decidiu conhecer mais sobre a instituição, e conta que ficou impressionada com o acolhimento e os preços das roupas. “O trabalho da AMO é maravilhoso, todos que trabalham aqui são muito educados e me acolheram muito bem. O preço das roupas é ótimo, o local é muito bem localizado e é um convite para visitarmos. Além de levar uma roupa para casa, também estamos ajudando quem luta contra o câncer”, destaca Valdineide.

Já para os frequentadores assíduos, o brechó é sinônimo de bons achados. Valdirene Alcântara, moradora de Aracaju e cuidadora de idosos, vê no espaço uma oportunidade de renovar o guarda-roupa com economia e roupas de qualidade. “O Brechó da AMO é ótimo, só encontramos aqui peças boas e de qualidade, que caem bem em qualquer guarda-roupa”, disse. Ela ressalta ainda o ciclo completo de solidariedade que o local proporciona: “Fico muito feliz em poder contribuir com a causa da instituição que é tão nobre, não somente comprando, mas também doando roupas quando posso”.

COMO CONTRIBUIR

O Brechó Permanente está de portas abertas aguardando visitas, compras e doações de roupas, calçados e acessórios em bom estado. A participação da comunidade é fundamental para fazer a diferença na vida de quem precisa. Quem desejar colaborar ou obter mais informações pode entrar em contato diretamente pelo telefone (79) 2107-0077 ou pelo e-mail contato@amigosdaoncologia.org.br.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Ir para o conteúdo