Caminhão do hospital de Barretos estaciona na AMO para realizar mamografias gratuitas

05/12/2017

O Instituto Anna Hora Prata – centro de prevenção do Hospital de Câncer de Barretos de Lagarto, em Sergipe – disponibilizou a sua unidade móvel adaptada durante a manhã e a tarde do dia 23 de novembro para a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO possibilitar a realização de 60 exames gratuitos de mamografias. O objetivo principal é fornecer o rastreamento organizado da mama.

A ação foi articulada pelo Senador da República Eduardo Amorim, após visita de cortesia à Associação no decorrer da campanha Outubro Rosa, e teve como proposta não só possibilitar acesso de dezenas de mulheres a mamografias de qualidade, como também fornecer o diagnóstico precoce do câncer de mama e, assim, aumentar a resolutividade de casos diagnosticados quando necessário.

Os exames de mamografia se destinaram a mulheres com idade entre 40 e 69 anos, residentes em Aracaju e na Grande Aracaju, sem acesso rápido e fácil ao sistema de saúde e, principalmente, àquelas com risco elevado de câncer de mama seja com histórico familiar de pelos menos um parente de primeiro grau com câncer de mama antes dos 50 anos de idade; com câncer de mama bilateral ou de ovário em qualquer idade; e/ou com história na família de câncer de mama masculino.

Inserida em alguns desses critérios, a dona de casa Araly Matias de 44 anos, mãe de quatro filhos e moradora do bairro 18 do Forte, em Aracaju, confirma dificuldades no acesso a exames na atenção básica de saúde da capital. “Esse caminhão da prevenção chegou a Aracaju em boa hora. Há dois anos aguardo retorno da Atenção Básica para realizar uma mamografia que deveria ser anual. Fiquei muito feliz com a oportunidade”, conta.

CAMINHÃO DA PREVENÇÃO
Pela segunda vez na capital sergipana para realização de exames preventivos, a unidade móvel adaptada possui um mamógrafo digital, consultório e sala de espera e atende com frequência cinco cidades da Regional de Saúde de Lagarto e 14 municípios da Regional de Itabaiana.

Com o caminhão da prevenção, o centro de saúde de Lagarto disponibilizou um motorista e dois técnicos de radiologia para a realização do exames. Em contrapartida, a Associação possibilitou a instalação elétrica da unidade móvel com a disposição de um eletricista durante todo o dia, liberou uma enfermeira para a anamnese das pacientes e equipe administrativa para a organização dos atendimentos.

Além de fornecer dados pessoais como comprovante de residência, RG, CPF e Cartão Nacional do SUS, as 60 mulheres beneficiadas com a prevenção responderam um cadastro emitido pelo Ministério da Saúde com informações básicas sobre história menstrual, composição da mama (se densa, adiposa e predominantemente densa ou adiposa), pele mamária (se normal, espessada ou retraída) e risco elevado para o câncer.

Segundo Keila Kamile Oliveira, enfermeira responsável pela unidade de prevenção, os resultados serão entregues ainda neste mês de dezembro. “Com aproximadamente 30 dias, os exames estarão prontos. Os exames alterados permanecerão na unidade de Lagarto. Por isso, convocaremos por e-mail e por telefone as mulheres que tiveram os resultados alterados”, esclarece a profissional da saúde, ressaltando o Hospital de Barretos como referência nacional no tratamento e na prevenção do câncer.

SOBRE O INSTITUTO
Inaugurado em junho de 2017 com a parceria do Instituto Avon, o Instituto da Prevenção Anna Hora Prata tem unidade fixa em Lagarto, Sergipe, e é a segunda unidade de prevenção do Hospital de Câncer de Barretos na Região Nordeste do Brasil. A primeira unidade fica em Juazeiro, na Bahia, e foi inaugurada há 10 anos.

O Instituto atende mulheres de 40 a 69 anos e realiza exames e procedimentos como mamografias, elucidação diagnóstica, ultrassom, consultas e biópsia. A unidade faz 100 mamografias por dia e a expectativa é a de que nos próximos dois anos a cobertura de mamografia alcance 50% da população local.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo