CÂNCER SEM TABU: SAIBA QUAIS SÃO OS TIPOS MAIS COMUNS E SEUS FATORES DE RISCO

06/02/2023

Algumas pessoas evitam até falar o seu nome, mas, não tem jeito, o câncer é algo que precisa ser discutido.

É através da informação que entendemos como a doença se comporta no organismo e quais são as melhores maneiras de preveni-la. Antes de qualquer coisa, é necessário entender o que é o câncer. Ele acontece quando células anormais se dividem incontrolavelmente e acabam “ocupando o lugar” das células saudáveis do nosso corpo.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma, representando 31,3% do total de casos, seguido pelos de mama feminina com 10,5% e o de próstata com 10,2%.

O câncer de pele não melanoma apresenta tumores de diferentes tipos, mas os mais frequentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermóide. Mais comum em pessoas com mais de 40 anos, porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo.

Assim como o câncer de pele, o câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, tem altos percentuais de cura. O diagnóstico precoce acontece, principalmente, através do exame de mamografia, que deve ser realizado anualmente por mulheres com mais de 40 anos.

Já o câncer de próstata ocorre principalmente em homens com mais de 60 anos. O tumor tem altas chances de cura e, em alguns casos selecionados, não há necessidade de realizar nenhum tipo de intervenção médica, apenas acompanhamento. Mas isso só é possível quando há o diagnóstico precoce, por isso, todos os homens com mais de 50 anos devem ir a um urologista para realizar o toque retal e exame de PSA.

É importante entender que o câncer pode surgir através de diversos fatores de risco, que podem ser encontrados no ambiente físico, herdados ou resultado de hábitos. Ou seja, tabagismo, alcoolismo, má alimentação e outros costumes considerados negativos para a saúde podem ser desencadeadores da doença.

Para entender mais sobre formas de prevenção do câncer, inscreva-se gratuitamente no formulário abaixo e continue acompanhando as matérias sobre esse e outros temas relevantes.

 

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo