CONSELHEIRO CIENTÍFICO DA AMO VENCE A COVID-19 E RECEBE ALTA MÉDICA APÓS UM MÊS DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR

11/03/2021

Estampando na camisa a melhor frase de superação para o momento “Nasci de novo. Estou renovado” e recepcionado com muito afeto e gratidão por familiares e profissionais de saúde amigos, o médico intervencionista do Samu Alexandre Cardoso, de 42 anos, venceu a covid-19 e recebeu alta médica hoje após um mês de internação hospitalar e passagem em Unidade de Terapia Intensiva-UTI.

Em 5 de fevereiro, logo após confirmação de diagnóstico, Alexandre foi internado no Hospital Primavera. Com complicações respiratórias, precisou ser intubado e levado para a UTI Covid quatro dias depois. Durante o tratamento, sofreu quedas na imunidade e uma pneumonia. Contou com a assistência de equipe multidisciplinar como médicos de diferentes especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. E, em 26 de fevereiro, foi extubado e recebeu alta da UTI.

MÉDICO BRILHANTE, AMIGO ESPECIAL
Admiravelmente inteligente e inventivo, Alexandre Cardoso é um médico incansável, dedicado, competente, habilidoso e extremamente humano. É, sem sombra de dúvidas, aquele profissional simples e trabalhador que muito honra o Sistema Único de Saúde. Amigo mais que especial e muito querido por todos, seu tratamento de saúde mobilizou voluntariamente uma legião de intercessores – físicos e espirituais – entre seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Todos num único propósito: rogar a Deus e emanar cura.

“Lamentamos muito por todas as vítimas da covid-19 no mundo. Externamos nossos sentimentos e condolências aos familiares das mais de 270 mil vítimas no Brasil. E nos indignamos com o recorde de 2.349 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. E mesmo com toda essa dor nacional, fica hoje um alento, um alívio pela cura e pela saúde do nosso amigo querido e conselheiro científico. Agora é só agradecer ao universo por mais essa oportunidade e celebrar a vida”, refletiu a presidente voluntária da AMO, Conceição Balbino, ao receber a notícia da alta médica.

EMOÇÕES DECLARADAS
Visivelmente emocionada e bastante feliz, a esposa de Alexandre Cardoso demonstrou uma fé inabalável em Deus em todos os momentos: no diagnóstico, durante o difícil tratamento e na alta médica. “Obrigada por todas as orações. Orações de pessoas que nós nem imaginávamos…Sem o amor de vocês, não iríamos conseguir essa vitória. Deus tem um propósito! Deus sempre tem o melhor para todos nós. Acreditem e confiem!”, comemorou a dentista Renata Cardoso após a alta médica.

Uma das amigas informantes sobre o estado de saúde de Alexandre nos grupos de WhatsApp, a enfermeira Daiane Tiano conta ter sido muito bem cuidada por Alexandre. “Também tive covid e foi Alexandre quem cuidou de mim e das sequelas deixadas pela doença. Após a covid-19, sofri traumatismo craniano decorrente de um acidente de carro e, mais uma vez, ele cuidou de mim. Pedi muito a Deus por sua saúde e a benção foi consagrada”, celebra a colega de trabalho de mais de 10 anos em uma Unidade Básica de Saúde do Bairro Lamarão, em Aracaju.

SOBRE NOSSO AMIGO
Alexandre Cardoso tem 42 anos, é pernambucano e apaixonado por Sergipe. É casado com uma dentista, pai de três filhos e avô babão de duas crianças. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas e residência médica em Ginecologia e Obstetrícia e em Medicina Fetal pelo Instituto Materno-Infantil de Pernambuco.

É médico intervencionista do Samu Sergipe e do Programa de Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Aracaju, onde exerce cargos públicos efetivos. Atualmente também é professor preceptor da Faculdade de Medicina da Universidade Tiradentes. Desde 2018, ele é associado benemérito e conselheiro científico titular da Associação dos Amigos da Oncologia.

* Imagens captadas por prints de registros de fotos e de vídeos compartilhados por familiares de Alexandre Cardoso

 

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo