ENFERMEIRA APONTA CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA ARMAZENAR CORRETAMENTE OS MEDICAMENTOS DE USO DIÁRIO

14/07/2025

Na última sexta-feira, 11, a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO – realizou uma palestra acerca dos cuidados necessários para armazenar de maneira correta e segura, os medicamentos prescritos para quem faz utilização de maneira rotineira. A ação ocorreu na sede da instituição, em mais uma iniciativa do projeto “Masterclass 70+”, e contou ainda com uma homenagem à Maria de Lourdes Nascimento, uma das fundadoras da AMO e integrante ativa do projeto, que infelizmente nos deixou no início deste mês.

De acordo com a enfermeira Alda Maria, o armazenamento de medicamentos demanda atenção e cuidados especiais, como a utilização de uma  caixa à parte para guardar os medicamentos, a criação de uma lista atualizada de horários das doses e a conferência da validade dos fármacos.

“Primeiramente, é importante ter uma caixa com tampa para guardar os medicamentos, guardando os medicamentos com as embalagens e as bulas. Em segundo lugar, a validade dos medicamentos deve ser sempre conferida, descartando os medicamentos vencidos, sendo que os colírios e pomadas, em particular, devem ser descartados 30 dias após a abertura. Além disso, é fundamental manter uma lista atualizada dos medicamentos, especialmente em casos de multimedicação. Essa lista pode ser guardada na caixa de medicamentos, na porta da geladeira e na bolsa”, explicou a enfermeira.

CONTROLE QUE GERA SAÚDE

Para Neide Chagas, de 72 anos, voluntária da AMO há 27 anos, a palestra trouxe ensinamentos que antes não eram colocados em prática, auxiliando diretamente na sua vida. “Gostei demais da palestra. Eu mesmo fazia tudo errado, jogava a caixa dos medicamentos fora e aprendi muito aqui. Colocarei tudo em prática a partir de agora, sempre olhando a data de validade e tomando sempre com água, pois tomava com café e descobri aqui que não pode. Foi muito interessante e válido”, disse.

Norma Ramos tem 71 anos e é uma das fundadoras e voluntária da AMO há 28 anos. Ela conta que além de emocionante, o momento foi recheado de trocas e aprendizado. “A palestra foi muito boa, foi tudo muito emocionante. Teve a homenagem a Dona Lourdes e, depois, começou o tema dos medicamentos. Todos que estavam presentes falaram acerca das suas individualidades e, após isso, foram passadas todas as orientações. Sempre aprendo muito aqui, a AMO sempre foi um curativo na minha vida e eu sou muito feliz em fazer parte daqui”, afirmou com o coração cheio de gratidão.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo