EQUIPES DE GESTÃO E TÉCNICA SE REÚNEM PARA POSICIONAR E PLANEJAR ESTRATEGICAMENTE A AMO NOS PRÓXIMOS 4 ANOS

20/05/2022

Sob a facilitação do administrador e consultor independente Fabrizio Silvestre, hoje gerente de Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, membros da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho Científico se reuniram, neste mês de maio, com os representantes das equipes técnica e administrativa para posicionar e para planejar estrategicamente a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO pelos próximos quatro anos.

Desenvolvendo um Programa de Gestão Estratégica específico para a Associação, pautado na Agenda ESG no Terceiro Setor, na Governança Organizacional, na Gestão Estratégica e no Planejamento Estratégico em si, o especialista Fabrízio Silvestre apresentou a todos os envolvidos as novas práticas organizacionais dessa Agenda que se preocupa não só com a governança, mas também com a sustentabilidade social e com o meio ambiente.

“O mundo está pedindo planejamento. Está pedindo governança e aceleração de processos. A Agenda ESG é uma prerrogativa para a continuidade dos negócios nas empresas tradicionais e, para as organizações da sociedade civil, é uma questão de coerência e de ética. Aqui na AMO, enquanto associação de pacientes, a gente visualiza claramente essa preocupação e muitos dos critérios norteadores para a implementação dessa agenda como a inclusão, a igualdade de gênero, políticas de transparência e o diálogo com os públicos de interesse”, explicou o professor.

GOVERNANÇA ORGANIZACIONAL

A aplicação de práticas de liderança, de estratégia e de controle também foi um tema de destaque nos encontros de sensibilização com as equipes de gestão e técnica. Assim, foi possível fazer com que os gestores e as partes interessadas na Associação avaliassem as situações e as demandas mais prementes, direcionando as suas atuações e monitorando melhor o seu funcionamento, de modo a aumentar as chances de entrega de bons resultados aos pacientes oncológicos – sua razão de existência – e à comunidade em geral, em termos de serviços e políticas públicas.

Diante disso, o especialista em Gestão Estratégica Fabrizio Silvestre reforçou os princípios básicos da governança no Terceiro Setor como a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade social e econômica. “É impressionante delinear como a AMO vem sendo organizada e estrategicamente pensada ao longo de seus 25 anos de existência. Aqui a gente não só vê, como também sente a força da equidade com o tratamento digno e humano com todos; a transparência e a prestação de contas com a disponibilização de informações a todos os interessados e a própria responsabilidade social e econômica com o cuidado e zelo em todos os processos e em tudo que faz e entrega ”, garante.

POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO

Pensar em planejamento, em execução e em controle é pensar em Gestão Estratégica. Ela é a soma de um bom planejamento estratégico, com a implantação de uma eficiente e efetiva estratégia, mais um aplicável monitoramento de estratégia. Sendo assim, o facilitador Fabrizio Silvestre, agora responsável pela condução do Posicionamento Estratégico da AMO, estimulou os principais atores envolvidos na gestão e na administração da instituição para revisar, analisar e aperfeiçoar a missão, a visão, os valores, os objetivos e as finalidades estatutárias mirando o futuro e o nosso desenvolvimento nos próximos anos.

Essas sensibilizações e esses encontros culminarão na elaboração de uma minuta, de um documento oficial, com todos os indicadores e projetos estratégicos definidos por esse coletivo e referendado pelo consultor em Planejamento Estratégico Fabrizio Silvestre e que deverão ser sempre pensados e repensados, vistos e revistos, realizados e executados por todos os voluntários e colaboradores ano a ano, no próximo quadriênio, com o objetivo único de se fazer cumprir o que estiver estabelecido nos planos para fortalecer, desenvolver e ampliar o alcance e a missão institucional.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo