Fisioterapeuta orienta sobre os cuidados com o paciente no leito

25/08/2016

A fisioterapeuta Maysa Aragão colaborou com o Curso do Cuidador – realizado neste mês de agosto dedicado à medicina da dor e cuidados paliativos – com orientações sobre a mobilidade do paciente com câncer. O curso possui três encontros, teve abertura na última sexta-feira, 19, e segue até o final do mês.

“É a minha segunda participação no curso. Mesmo com a renovação de público, alguns cuidadores do ano anterior fazem atualização de conhecimentos, o que possibilita muita interação. O nosso aprendizado é contínuo e isso é mais do que gratificante”, disse Maysa, sobre a relevância do curso.

A organização do paciente no leito foi a primeira orientação dada. A fisioterapeuta explicou como deitar o paciente corretamente para evitar lesões futuras, a exemplo das temidas escaras, além do encurtamento muscular e outras deformidades.

CUIDADOS DA MOVIMENTAÇÃO
Os exercícios básicos para ajudar na movimentação do paciente, bem como suas transferências de sentado para deitado e vice-versa, sem colocar em risco o paciente nem o cuidador, ganharam importância entre os participantes.

A partir de orientações e observações práticas, muitas dúvidas e questões foram esclarecidas sobre dor, inflamação nas articulações e problemas na coluna do cuidador por se submeter a pesos. As recomendações da especialista foram variadas e bastante oportunas.

O ideal é aplicar gelo nas articulações quando apresentar inchaço, vermelhidão e dificuldade de locomoção para ativar a circulação sanguínea; e água morna em torções, torcicolos e espasmas para relaxar a musculatura. E, para suportar pesos, a recomendação é aquisição de cinta abdominal.

“A cinta abdominal apresenta excelente utilidade porque gera conforto e estabilidade na região do abdômen e da coluna. O cuidador pode adquirir essa cinta em lojas específicas sem prescrição médica. E o ideal é ajustar o máximo possível à cintura, de modo que não dificulte a respiração”, recomenda.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo