Governo de se formaliza parceria com clínica para oferecer tratamento de radioterapia a pacientes do SUS

17/08/2017

O governador de Sergipe Jackson Barreto assinou na manhã desta quinta-feira, dia 17 de julho, o contrato emergencial entre a Secretaria de Saúde e a Clinradi – Clínica de Radioterapia e Imagem de Sergipe com o objetivo de solucionar os graves problemas da oncologia no estado e de oferecer tratamento de radioterapia aos pacientes oncológicos dependentes do Sistema Único de Saúde em tempo oportuno com qualidade e eficiência.

Na sala de reuniões da presidência da Assembleia Legislativa de Sergipe e contando com a presença de parlamentares, gestores públicos, associações de pacientes, grupos de pressão e da imprensa, o chefe do Executivo estadual discursou em alívio e gratidão por conseguir resolver, em parte, um problema de saúde grave e antigo.

“Em respeito aos pacientes com câncer do SUS, aos familiares e organizações de apoio, o Governo de Sergipe estudou minuciosamente, após cobrança dos deputados estaduais e dos conselheiros do Tribunal de Contas, a possibilidade de convênio com a Clinradi – recentemente inaugurada – para realizar serviços de Radioterapia aos pacientes do SUS. E, hoje, estou aqui para concretizar esse feito”, afirmou o governador Jackson Barreto.

Presente na assinatura do contrato, o secretário estadual de saúde Almeida Lima esclareceu o como se deu e como se dará o convênio com a Clinradi. Durante longo tempo, a gestão estadual aprofundou os estudos para a realização desse convênio sem a necessidade de licitação, uma vez que a clínica particular é a única no estado a oferecer essa assistência.

“Conseguimos fechar o contrato num valor abaixo ao que é prestado em Arapiraca (município de Alagoas) e agora não teremos os encargos com o Tratamento Fora de Domicílio – TFD, com passagens, alimentação e hospedagem. É um passo largo na saúde do estado e quem ganha com isso tudo é o paciente”, acredita o secretário.

PROMESSA CUMPRIDA
A convite do governo estadual, representantes da Associação dos Amigos da Oncologia – AMO participaram da cerimônia de assinatura de contrato. A assistente social Conceição Balbino, presidente-voluntária da Associação, relembrou promessa do governador para solucionar a triste situação do tratamento oncológico no estado.

“Em julho do ano passado, conversamos pessoalmente com o governador e relatamos a angústia de pacientes e familiares com a fila de espera e com a interrupção do tratamento de radioterapia no Hospital de Cirurgia e Hospital de Urgências de Sergipe. O governador nos prometeu esse convênio com a Clinradi ao saber da proximidade da inauguração dos serviços e, hoje, cumpriu essa promessa”, relembrou a presidente da AMO, em gratidão, ao empreendedorismo do grupo de médicos e à sensibilidade dos gestores públicos.

SOBRE A CLÍNICA
Construída em uma área de 2.935,5 metros quadrados no bairro Jardins, em Aracaju, a Clinradi teve investimento total de R$ 40 milhões e contou com financiamento do Banco do Nordeste. Seus aparelhos de radioterapia são de fabricação sueca e os aceleradores ingleses, o que garantirá o funcionamento das máquinas por elevada duração e com tempo mínimo de parada.

Possui dois andares, elevadores, duas salas de radioterapia (braquiterapia e teleterapia) a controle remoto e sem risco de contaminação, uma sala de tomografia, consultórios, medicina nuclear e um aparelho de PET-CT (PET, tomografia por emissão de pósitrons e CT, tomografia computadorizada), cuja tecnologia é a segunda na América Latina, para identificação precisa de células tumorosas em qualquer área do corpo.

SONHO ANTIGO
Após anos exercendo a medicina no Hospital A.C Camargo, em São Paulo, onde se especializou, tendo passado pelo Instituto de Radioterapia de São Paulo, pelo Hospital do Servidor Público Estadual e pela Casa de Saúde Santa Marcelina (ambos no mesmo estado), William retornou a Aracaju com o sonho antigo de fundar uma clínica de radioterapia em Sergipe. Antes de realizar esse sonho, ele fundou o Instituto de Oncologia San Giovanni, que administra há quase 20 anos.

“Quinze anos longe de Sergipe, volto para concretizar esse projeto que reúne 24 sócios empenhados em oferecer o mais elevado tratamento de radioterapia, com aparelhos de primeiro mundo, os melhores da região Norte e Nordeste do País. Sergipe ganhou um belíssimo presente”, comemora o cancerologista e radioterapeuta William Soares, diretor clínico, responsável técnico e sócio majoritário da Clinradi.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo