Luta pela vida é fio condutor de projeto para mulheres com câncer de mama

19/09/2016

“Valorização da beleza e utilização de lenços como acessórios de moda estão entre as principais intenções do projeto”.

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO lança oficialmente nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, a programação Outubro Rosa 2016 e convida jornalistas, colunistas sociais, blogueiros e influenciadores digitais sergipanos a um encontro, às 9h, na própria sede da associação, para apresentar o projeto “Olhares Sobre a Luta” e o ensaio fotográfico “Pintaram Tudo de Vida”.

O projeto “Olhares Sobre a Luta” – idealizado e realizado voluntariamente pela agência Base Propaganda para a AMO – pretende mostrar de forma contínua as batalhas contra o câncer sob vários pontos de vista. O objetivo do projeto passa a ser, neste primeiro momento, as mulheres com câncer de mama assistidas pela AMO e a valorização da luta pela vida de cada uma delas.

A IDEIA
Os padrões sociais de beleza impostos às mulheres estão intimamente ligados aos cabelos. Não à toa, um dos maiores estigmas sofridos pela mulher com câncer é a perda dos cabelos causada pela quimioterapia. Por isso, o desafio do projeto é empoderar mulheres extremamente fragilizadas e ajudá-las em seu processo de recuperação.

Ao fazer com que elas esqueçam que são pacientes, tratando-as como mulheres, elas podem recuperar algo que não costumam lembrar possuir: a beleza. A partir dessa ideia, os artistas plásticos Fábio Sampaio, Gabi Etinger, Hortência Barreto e José Fernandes abraçaram o projeto, criaram imagens e doaram telas que transmitem a força dessas mulheres de sempre seguir em frente e de continuar de cabeça erguida na luta contra o câncer.

OS LENÇOS
Com a doação dos artistas plásticos, a AMO reproduziu as telas em lenços em cetim para serem utilizados e amarrados de diferentes maneiras por qualquer mulher, como acessório de moda. Os lenços com as gravuras dos artistas serão comercializados ao preço de R$ 35 por unidade.

As telas originais serão transformadas em quadros e, em novembro, eles serão leiloados numa feijoada beneficente de comemoração pelo aniversário de 20 anos da associação. Os recursos obtidos com a venda dos lenços e os lances do leilão serão destinados para a construção da nova Casa de Apoio da AMO, cujo orçamento está estimado em 1,5 milhão de reais.

ENSAIO FOTOGRÁFICO
“Pintaram Tudo de Vida” dá nome ao ensaio feito pelo fotógrafo e maquiador Anderson Adler com quatro mulheres com câncer de mama em diferentes estágios da doença. Nas fotos, essas mulheres exibem as múltiplas utilidades dos lenços e mostram-se não só como modelos de superação, mas principalmente como modelos de beleza.

Os lenços, bem como as fotos produzidas, ficarão em exposição de 1º a 31 de outubro na Praça de Eventos do Shopping Jardins, em frente à loja Riachuelo, por onde trafega número elevado de pessoas que poderão refletir sobre a proposta, admirar as fotos, adquirir os lenços e conhecer os trabalhos da AMO.

PARCEIROS
Contribuem voluntariamente com este projeto a agência Base Propaganda, com a idealização e realização; os artistas plásticos Fábio Sampaio, Gabi Etinger, Hortência Barreto e José Fernandes, criação dos lenços; o fotógrafo e maquiador Anderson Adler, ensaio fotográfico;

A produtora Lamparina, com vídeos e videocase; Rita Romão, oficinas de amarração de lenços e turbantes; Carolina Mendonça, direção de vídeos e fotos; Shopping Jardins, espaço para exposição; Rede Colaborativa de Arquitetos, Êxito Eventos e Trimac, com projeção, estrutura e comunicação visual da exposição.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo