“Manhã Rosa” reunirá mulheres pela prevenção do câncer de mama feminino

21/10/2014

Mulheres se reunirão nesta quarta-feira, 22 de outubro, a partir das 9h, no Parque da Sementeira para prevenir o câncer de mama e para alertar a sociedade sobre os riscos da doença. Esse movimento é uma realização da Associação dos Amigos da Oncologia – AMO e será intitulado de “Manhã Rosa” por lembrar o mês mundial de prevenção e de conscientização contra o câncer de mama feminino. São esperadas mais de 300 mulheres, muitas delas com câncer de mama, ou que já enfrentaram a doença, tendo passado por quimioterapia e radioterapia ou intervenções cirúrgicas para a retirada parcial ou total da mama (mastectomia). Quatro tendas serão montadas em área livre do parque pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos – Emsurb, uma das grandes parceiras do evento. Em uma das tendas, acadêmicos concludentes do curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes – Unit vão estimular a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama por meio de orientações do autoexame, recomendado pelo Ministério da Saúde a ser feito por toda mulher uma vez por mês. Além disso, eles darão as melhores informações sobre os encaminhamentos para a realização de mamografias pelo serviço público de saúde.

OUTRAS ATIVIDADES
Os acadêmicos do curso de Nutrição da Unit e estudantes do curso técnico em Nutrição e Dietética do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac vão desenvolver uma cena teatral sobre “Câncer e Alimentação”. Um grupo formado por esses jovens, já conhecidos como “Tecnutris da Alegria” apresentarão paródia sobre o Outubro Rosa e desenvolverão brincadeiras com danças, jogos e sorteios. Dentro da programação, profissionais de Educação Física do Serviço Nacional do Comércio – Sesc serão os responsáveis pelo despertar da “Manhã Rosa”, convidando todas as mulheres e homens presentes a promover saúde através do movimento do corpo, com uma ginástica estimulante ao ar livre. Uma alimentação saudável e nutritiva também será oferecida no estilo dos famosos piqueniques, que darão oportunidade para passeios livres e confraternização. Para encerrar, a associação promoverá uma grande mobilização com as mulheres com câncer de mama para que elas recorram ao poder do megafone, símbolo de campanha nacional “O Tempo Corre Contra” da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama, da qual a AMO é associada e a representante em Sergipe, como forma de dar voz a essas mulheres em favor do cumprimento da Lei dos 60 Dias, que garante ao paciente oncológico o início do seu tratamento no SUS em até 60 dias após seu diagnóstico.

ASSOCIAÇÃO
A AMO é uma organização não governamental, sem fins econômicos, que presta assistência social e de saúde a pessoas carentes com câncer. Atualmente, assiste a 1.565 pessoas com câncer, de todas as faixas de idade (criança, adolescente, adulto e idoso), oriundas de todo o estado de Sergipe e de cidades da Bahia, Alagoas e Pernambuco. Desse total, mais de mil são mulheres, com 550 vítimas do câncer de mama. Ao público feminino com câncer de mama, a associação oferece atendimento diversificado, projetos de elevação da autoestima e de recuperação dos movimentos perdidos pela mastectomia, desenvolvidos pelos serviços de psicologia e de fisioterapia, respectivamente.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo